bolo de laranja da Avo

Finalmente consegui. Foram muitas as tentativas e tantos os erros, mas finalmente consegui fazer o bolo de laranja com a qualidade do da minha Avo. Foi entre o estender a massa de uma quiche e a confeccao do seu recheio que eu disse a mim propria: “E hoje que vai sair deste forno o bolo de laranja tal como deve ser”. Pus a quiche no forno, fiz uns segundos de introspeccao e iniciei o meu dialogo com os ingredientes.  “D. Laranja, que sumarenta se apresenta hoje, e que belo dia para se transformar em bolo!” Raspei-lhe o pelo, cortei-a em duas e espremi-a ate a ultima gota.  Pedi licenca a cinco claras para as separar das suas gemas e bati-as ate estarem em castelo firme. Apresentei as minhas desculpas ao acucar por mais uma vez corta-lo a metade e juntei uma so chavena de acucar, reduzindo a velocidade da maquina. Juntei as gemas, pedindo-lhes que regressassem as origens. Juntei 5 colheres de sopa de oleo sem pedir licenca e desliguei a maquina. Juntei a raspa e o sumo da laranja, intercalando com uma chavena e meia de farinha, a quem impingi uma colherzinha de fermento. Mexi levemente ate homogeneizar. Levei ao forno a 150 graus por 40 minutos e saiu de la um bolo que ninguem diria que nao era o da minha Avo. Alto, fofinho, saboroso, mmm. E quem disse que na cozinha nao se usa a psicologia??

6 thoughts on “bolo de laranja da Avo

  1. A história lembra os meus tempos de infância. Segundo a minha mãe apenas se pode mexer a massa do bolo para um sentido se queremos que ele cresça e se apresente fofo. Verdade ou não o que sei é que acabo sempre por seguir a regra da minha mãe, relembrando também os puxões de orelhas de um outro tempo…

  2. Pingback: Bolo de laranja e amêndoa « No reino da Prússia

  3. Pingback: Para mim, cozinhar é… « No reino da Prússia

  4. Pingback: Os meus vizinhos « No reino da Prússia

  5. Pingback: Outubro … « No reino da Prússia

Deixe um comentário