Bolo de laranja e amêndoa

Para comemorar o meu aniversário que já lá vai, pensei num bolo de dois andares, talvez um bolo de claras como este da Leonor, mas recheado com romã. Depois decidi que haveria era de fazer um bolo de alfazema e mascarpone. Partilhei com o meu marido esta minha decisão e ele questionou-a, argumentando que a alfazema tinha um sabor muito forte. Eu lembrei-lhe que era o meu aniversário e, assim sendo, a chef era eu. E ele aceitou, mas aconselhou-me a fazer um bolo pequeno, se queria fazê-lo mesmo, lembrando-me que a minha sogra nos tinha mandado uma tarte maravilhosa, a Linzertorte, e que poderíamos usá-la como bolo de aniversário. Voltei a lembrar-lhe quem era a chef do dia mas, ao pôr o avental, agi com parcimónia e pus de lado o bolo de alfazema.

Não tendo romãs em casa, questionei-me qual seria o bolo que calha sempre bem, é fácil de fazer e cujos ingredientes estão no meu armário. Ao olhar a paisagem branca que a janela me oferece, respondi à charada com o bolo de laranja da Avó. Segui as instruções quase à risca, fazendo uma “pequena” alteração: substituí a totalidade da farinha pela mesma quantidade de amêndoa moída. Forrei uma forma circular de 18cm com papel vegetal, que se revelou pequena demais, pondo o resto da massa numa outra de 20 cm. Foram ao forno conforme as indicações e foi com prazer que vi o meu bolo crescer! Mas este prazer revelou-se efémero, seguido da desilusão de ver o bolo cair, formando um vale na sua forma. Pensei que estava tudo perdido e lá teria eu que acender a minha vela na Linzertorte, entretanto já esfaqueada sem parcimónia. Mas se está perdido por cem também o estará por valores mais altos, o que me levou a fazer um creme de mascarpone, inspirada na neve que cobria o chão. Bati 250 g de marcarpone com 3 colheres de açúcar e sumo e raspa de uma laranja, usando a vara de arames. Retirei o bolo  maior da forma e coloquei-o no prato de servir, o que não foi tarefa fácil, pois o bolo agarrou-se ao papel e partiu-se nas bordas que, devido à falta de farinha, ficaram estaladiças, quase a lembrar uma Pavlova. Barrei o creme por cima do bolo e de lado, tentando disfarças as bordas quebradas. Coloquei o bolo mais pequeno por cima, barrando agora só nos lados porque já não havia mais recheio. Sem esperança, pus o bolo no frigorífico e contei ao meu marido as minhas desventuras na cozinha, que logo me explicou o erro em não usar farinha.

No dia seguinte, depois do jantar, fui buscar o bolo e pus uma pequena vela vermelha que acendi sem qualquer esperança na qualidade do bolo. Ao apagá-la, desejei-nos mais um ano de amor eterno, entrelaçando olhares transbordantes de esperança com a minha família. Cortei o bolo, provámos e, não sei se foi a alquimia do amor ou se algum duende da Lapónia veio ao meu frigorífico durante a noite, mas a verdade é que o bolo ficou delicioso, fofo e húmido – a provar, mais uma vez, que uma receita da Avó nunca falha!😉

10 thoughts on “Bolo de laranja e amêndoa

  1. Sofia, antes de mais muitos parabéns pelo aniversário,
    como sempre a tua história leva-nos a pensar que estávamos lá, também fomos à festa, e com um bolo que deve ser uma delicia, amêndoa e laranja foi uma escolha bem acertada
    Um beijinho

  2. Revi-me na tua narrativa, pois quando tenho a sensação de que algo correu mal na receita, estou até à última hora à espera de levar um balde de água fria ou de passar alguma vergonha… Mas na maioria das vezes tudo se compõe e as nossas “invenções” até resultam e bem!

    beijocas

    • Pipoka,
      é verdade, normalmente tudo se compõe. no meu caso, as vezes até acontece a receita não se compor, mas olha, se o convívio for bom, sabe bem na mesma!😉
      beijinhos
      Sofia

    • Ameixinha,
      nao foi só a estória que teve final feliz. O bolo também teve um felicíssimo final nas nossas barrigas! (do nosso ponto de vista, claro está!😉 )
      beijinhos
      Sofia

  3. Tudo é bom quando acaba bem! Eu fiquei admirada por o teu bolo não ter ficado bonito logo à primeira, pois faço um bolo de amêndoa parecido e fica sempre bem. Só que não leva sumo de laranja nem óleo. Estive a analisar a receita e gostava de testá-la assim:Com a batedeira, bater ovos inteiros e açúcar até obter creme grosso e esbranquiçado. Juntar a farinha com o fermento, em chuva (com o passador de rede), alternando com o sumo e raspa da laranja, envolvendo suavemente com a colher de pau. Acho que assim, vai crescer e ficar bem. Agora tenho mesmo de o testar! Depois digo-te, se não o fizeres tu primeiro, he, he!
    Beijinhos de Parabéns (atrasados)! Bombom

    • Bombom,
      obrigada pela dica e pelos parabéns! esse seu bolo de amêndoa parecido a este também não leva farinha? eu tenho quase a certeza que, se levasse farinha, não teria caído! Porque quando faço a receita original do bolo de laranja da minha avó, sai sempre bem. E a única diferença entre o da minha avó e este que sugere é que ela bate as claras em castelo. Por isso, tenho a certeza que esta sua sugestão sairá boa!
      Beijinhos
      Sofia

  4. Querida Sofia
    A Delícia de Amêndoa que faço não leva farinha, só 250g de amêndoa em pó triturada na 123 com a pele. A receita está lá no Meu Estaminé. E nunca me vem abaixo! A única diferença são os líquidos que se têm de envolver com muito cuidado para não deslaçar os ovos batidos em “castelo” (inteiros). Por isso se deve ir entremeando com a farinha, suavemente. Vou experimentar fazer este fim de semana e depois digo-te o0 resultado. Bjs. Bombom

    • Obrigada Bombom
      As receitas sao realmente parecidas. Apenas diferem no sumo de laranja! hei-de experimentar a sua versao! mas antes fico a espera de saber o resultado do seu! eheheh!🙂
      Beijinhos
      Sofia

Deixe uma Resposta

