Laranja e calças de ganga

É verdade que o ser humano sempre se tem questionado sobre o seu mundo envolvente e eu não sou diferente. Estes dias tenho-me questionado sobre estranhos factos, aparentemente sem ligação entre si e que tenho vindo a observar. Intrigada, resolvi partilhar as minhas interrogações com a minha amiga Angela, alentejana de gema, alma e coração:

– Oh Angela, não sei o que se passa, se será da água ou do ar prussiano, ou até mesmo quem sabe do vulcão da islândia, mas parece-me que as minhas calças de ganga adquiriram vida própria… estao a ficar cada vez mais pequenas.

A Angela, com a calma e tranquilidade que caracteriza o seu povo,  ouvia-me pacientemente e eu continuei:

– pois, e este não e o unico fenómeno estranho… a balança lá de casa, que funciona tão bem com o meu marido e a minha filha, sempre que é a minha vez, até lhe salta o ponteiro…

A Angela, munida da sabedoria alentejana, explicou-me então que nao era o ar nem a água, e muito menos o vulcão que estavam por detras destes dois mistérios. E disse-me até que a solução para parar com estes dois fenómenos era comum e está em qualquer despensa da cozinha do comum mortal. Pois bem, a solução seria pensar bem a que horas tiro da prateleira a massa, as batatas e o arroz.  Entao explicou-me:

– Sofia, o que tu tens a fazer é favorecer o consumo de hidratos de carbono durante o dia e favorecer o consumo de proteinas animais durante a refeição da noite.

A solução parecia-me fácil, então resolvi pô-la em prática. Mantenho os meus rituais habituais, seguindo a máxima “one apple a day keeps the doctor away”, e é assim, com maçã e müsli que abro o dia. Ao almoço dou à massa, batatas e arroz o papel principal, não pondo em causa o papel da salada, que está lá sempre. Ao jantar, entao a fama pertence à carne, peixe e ovos, acompanhados por legumes ou salada. Devo confessar que eu como por “desejos” e que a minha carne é mesmo fraca quando se trata de recusar um belo doce ou um pacote de batatas fritas (e também tenho que confessar que já abri uma ou outra excepção a esta máxima …).

Esta minha nova experiência começou há uns dias com uma sopa de legumes ou, mais especificamente, uma sopa de fruta e legumes. Uma laranja juntou-se a uma pêra e a uma maçã, 3 cenouras juntaram-se a uma cebola, a dois dentes de alho e a meio alho francês. Foram todos para a panela de pressão e sairam de lá triturados directamente para o prato. Por cima, um fio de azeite e um raminho de tomilho fresco. Para fechar a refeição, queijos de vários tipos.

E para encetar a minha participação no desafio culinário “cozinhar com… laranja” do blog delícias e talentos , apresento esta receita de sopa de frutas e legumes!

11 thoughts on “Laranja e calças de ganga

  1. Trennkost, d.h. die Trennung von kohlenhydraten und Eiweissen ist mittlerweile nicht mehr aktuell bzw medizinisch widerlegt (siehe (http://de.wikipedia.org/wiki/Trennkost). Die neue Variante ist die Trennung von Kohlenhydraten und Fett.
    Ist ja mal wieder typisch alentejanisch, dass nur ‘proteinas animais’ auftauchen. Es ist natuerlich egal woher die Proteine kommen. Du kannst ja mal Angela sagen, dass Gemuese auch viel Protein enthaelt.

  2. Sofia,
    Que história mais gira, acho que as minhas calças andaram na mesma escola que as tuas 🙂
    Já ouvi falar dessa “dieta” de não misturar alimentos, mas sinceramente não sei se resulta e depois eu sou muito má a seguir regras, principalmente aquelas que vão contra os meus interesses.

  3. Pois, Moira, como eu te compreendo! Faco exactamente o mesmo e confesso que ja abri muitas “excepcoes” a esta regra. Por exemplo, com os ramequins da pipoka! 😉 Nao ha-de ser nada! 😉
    bjs
    sofia

  4. ja li!
    >> ta giro, nao te esquecas dos 2 litros de agua por dia, alem disso isto nao
    >> e uma dieta mas sim uma receita a seguir.
    >>
    >> a questao nao e o misturar ou nao alimentos, ou seja tu podes comer
    >> proteinas (sejam elas feijoes, carne ou peixe ou outra coisa qq com
    >> proteinas) ao almoco e tambem batatas e arroz,
    >> e claro que os legumes tem proteinas( o teu jordi e um chato…ate parece o
    >> meu tobias 🙂 )
    >>
    >> mas nada tem mais proteinas e menos gordura do que carne de aves (bom
    >> dependendo como cozinhas) embora a soja tambem tenha muitas proteinas mas
    >> tem mais gordura.
    >> claro que a gordura tem que ser reduzida , em todas as refeicoes, mas nao me
    >> parece que tu cozinhes com muitos molhos.
    >> eu acho que o problema das tuas calcas tem mesmo a ver com a quantidade de
    >> bolos de laranja 🙂 e com as bolachas…chocolates…batatinhas fritas
    >> ….ai que ja me esta a crescer agua na boca, que tu comes a noite.
    >>
    >> o motivo para nao comer muitos hidratos de carbono(acucares, seja la em que
    >> forma for, chocolates, bolos, gelados tambem pertencem ao grupo, ainda assim
    >> nao fiques a pensar que nao podes comer pao mas que podes comer chocolate
    >> :)) principalmente se nao forem integrais, a tarde/noite, so tem a ver com o
    >> facto de que hidratos de carbono te fornecem energia que tu a noite em
    >> principio nao vais usar. sim o resto(legumes, carne, ovos queijomagro)
    >> tambem da energia, mas menos (basta veres uma tabela com valores caloricos
    >> dos alimentos).
    >>
    >> se tu fores a discoteca dancar entao podes comer uma real pizza ao jantar
    >> 🙂 !
    >>
    >> eu nao acho nada dificil de seguir a receita, mas eu sou uma alentejana
    >> muito pragmatica e que adora planos sejam eles para o treino da meia
    >> maratona ou para limpar a casa 🙂 .
    >> a unica coisa que e mais dificil para mim e que tenho que cozinhar a noite
    >> (e assim tenho que ir mais vezes ao supermercado 😦 ), porque a maior parte
    >> das vezes eu so comia uma sandes e fruta, e preparar salada sempre da mais
    >> trabalho, mas enfim la se faz 🙂 e depois ate sabe melhor do que uma sandes!
    >> por falar nisso ja estou cheia de fome.
    >> ja me vieste desconcentrar com o teu mail!
    >> hoje para o jantar vou fazer ovos mexidos com alho e carne de galinha picada
    >> que me sobrou do almoco de domingo (esta no frigorifico 🙂 ), entao e assim:
    >> uma colher de cha de azeite numa frigideira anti-aderente, (pois ,nao
    >> precisava do azeite, mas eu nao vivo sem ele!) depois picam-se dois dentes
    >> de alhos la para dentro, aquece-se o azeite mas sem fritar, deitam-se os
    >> ovos mexidos os quais ja tinham sido misturados com a carne, uma pitada de
    >> for de sal e de pimenta e ainda um cheirinho de alecrim em po…hum…
    >> quando esta pronto enfeita-se com um raminho de alecrim acabado de apanhar
    >> da varanda.
    >> faz-se uma salada , acho que vou fazer de tomate e pepino, temperada com
    >> azeite (mas pouco) e basilico fresco, da varanda (o que e que e basilico em
    >> portugues?). e ja esta, bom apetite!
    >>
    >> vamos almocar!
    >>
    >> 🙂

  5. Querida Angela, obrigada pelo esclarecimento! E que bela receita da omelete de frango, mmm!… acho que hoje me vou “convidar para jantar”, adivinha onde, hehehehe! 😉

  6. Sofia, mas que receita tão sui generis nos apresentas! Ouve-se falar, aqui e ali, de 1 maçã ou do sumo de 1 laranja que foram a lume juntamente com vegetais e originaram um caldo ou uma sopa suave e gostosa…mas tanta fruta junta é novidade, é curioso e deve ser uma delícia!
    Impera a leveza, a frescura, a saúde…belíssima sugestão! 🙂

  7. Muito original esta sopa. Dá que pensar…
    Também já tinha ouvido falar na teoria dos hidratos ao jantar e de facto tem toda a lógica. É importante criarmos regras saudáveis na nossa alimentação…o nosso organismo agradece e também agradece um pecadilho de vez em quando. aliás, já diz o ditado: “Não há regra sem excepção”
    Beijinhos.
    Carla

Deixe um comentário