quinoa

Os prussianos têm um costume ao qual ainda não me habituei: só precisam de uma refeição quente por dia, que normalmente é o almoço. Ao jantar, podem simplesmente comer pão com queijo ou enchidos. Até há quem designe o jantar por Abendbrot que, traduzindo livremente, seria o pão do serão. Por vezes é bastante prático e até divertido, mas eu gosto de comer uma refeição quente e aconchegante ao jantar. Há uns dias cheguei mais tarde a casa e já o meu marido tinha feito o seu Abendbrot. Então eu preparei algo rápido para mim, seguindo a máxima do post “Laranja e calças de ganga”. Fui ao armário, tentando desviar o olhar do esparguete, que me gritava: “spaghetti agliiiioooo ooooolllliiooooooooo!”, e os meus olhos bateram numa embalagem de quinoa. Depois lembrei-me de uns cogumelos shiitake secos e resolvi salvar o resto da salada do dia anterior assim: pus azeite no fundo de um tacho e juntei um dente alho e uma cebola picadinhos. Juntei uma mão cheia de quinoa com uma malagueta desfeita. Acrescentei os cogumelos secos e um caldo de legumes que tinha no frigorífico. Juntei o resto da salada e uns quadradinhos de salsicha. Pus uma “manchinha” de sementes de coentros e deixei cozinhar. Adoro cozinhar com sementes de coentros. Têm um perfume delicado e uma presença forte. A cozinha algarvia, com a qual cresci, usa tanto coentros frescos, mas só conheci as suas sementes como especiarias através da minha amiga Pooja, que vem da Índia. Será que há receitas tradicionais algarvias que usam as sementes de coentros? Fica aqui o repto aos meus caros leitores.

Bom, a quinoa foi directamente para o prato com um raminho de coentros picados, pimenta moída na hora e sal. E foi difícil esperar que arrefecesse! Mas ainda me questiono se esta dose tem menos calorias que uma dose de “spaghetti aglio olio”…

Deixe uma Resposta

