O que fazer com 3 curgetes de 2 kilos cada? Foi o que trouxe hoje do jardim, mais uma barrigada de cerejas.
Dei uma à minha vizinha da horta, ela deu-me ideias de como “esconder” a curgete das crianças e disse: “temos que comer o que há!”. É daquelas verdades. Mas eu hoje não quis esconder a nossa primeira curgete. Virei-lhe todos os holofotes, exacerbando a sua simplicidade. Cortei-a em fatias grossas e fritei-as em azeite. Depois, temperei com sumo de limão e flor de sal.
Na mesa: A minha filha mais velha diz que não quer com voz enjoada e a mais nova imita a irmã sem perceber sequer o que está a dizer. A refeição chega ao fim e apesar dos exagerados “mmm, que bom” que eu insisti em dizer, nada as demove. No fim, a minha filha quer sobremesa. “Sem teres acabado de comer tudo?!?!”. “Prova só, sabe a bife.”, “e podes por sal e limão”. Assentiu, pedindo a fatia mais pequena. Flor de sal. Limão. Comeu e eu perguntei: “Então, sabe a bife grelhado ou não sabe??”. Ela confirmou e pediu outra fatia, a maior. A minha filha mais nova disse: “I au, a maió!!”, e dei-lhe a outra fatia. Mas, apesar da vontade de imitar a irmã mais velha, a fatia de curgete a saber a bife não entrou no portão, nem com a irmã a dizer “olha o aviãozinho”.
Tb já temos as primeiras na horta do meu pai. E, curiosamente, as que me chegaram, tiveram um destino bem parecido, mas com tomatinhos cereja assados a acompanhar 😉
O meu portão manteve-se aberto enquanto a travessa não ficou vazia!
Susana,
Para as coisas da horta o meu portao tb esta sempre aberto! É q na minha garagem cabe sempre mais um aviaozinho! 🙂
Beijinhos
A primeira courgette do ano não pode mesmo ser disfarçada 🙂 Há que a celebrar, com muito fogo de artifício 😉
Um beijo,
Ilídia
E verdade Ilidia. E agora é usar a imaginacao para saber o que fazer as outras!
beijinhos! 🙂