Aqui há peixe

Aqui na Prússia também há bacalhau. Compro-o fresco congelado. Se os prussianos pudessem caracterizar esta receita, chamar-lhe-iam “peixe à mediterrâneo”. Para mim, os pratos mediterrâneos são diferentes e este é apenas peixe com legumes. Refoguei curgete em azeite, com cebola e pimentos vermelhos numa frigideira. Noutra, fritei a posta congelada do bacalhau – este foi um prato espontâneo, sem tempo de descongelar o peixe – em azeite, até ficar dourado por fora e suave por dentro. Acompanhei com pão numa refeição solitária que me fez indagar o porquê de peixe+curgete=mediterrâneo na linguagem prussiana. Fiquei sem resposta mas apreciei o prato que, no fundo, acaba sempre por me levar a Portugal.

Anúncios

8 thoughts on “Aqui há peixe

  1. Deve ter ficado bom. Para a próxima experimente levá-lo ao forno já com as verduras ligeiramente refogadas. O peixe irá descongelando e tomando o sabor das verduras. Ou então uma caldeirada?????
    Um abraço!!!

    • Ola Noitedetormentas,
      obrigada pelo comentario e boas sugestoes. Gostei da ideia de fazer o peixe no forno. O meu marido faz uma versao parecida – sem refogar – e chama-lhe peixe no forno em cama de legumes e crosta de parmesao. Mas hei-de experimentar refogando. Quanto a caldeirada, nao domino a tecnica. Sei q se faz por camadas, mas espero sempre pelas viagens ao Algarve para comer a q a minha mae faz.
      Espero voltar a ver-te por aqui!
      Um abraco
      Sofia

  2. Nao vi grande differenca com os pratos mediterrâneos. Foi mesmo delicioso! Al final podemos ter o sentimento mediterrâneo em Prussia, pelo menos sbore os pratos.

    • E mesmo Patricia,
      E com a comida q mato as saudades de Portugal: tenho sempre de Portugal a flor de sal, oregaos, louro e bela luisa, e sempre q os uso, reduzo um bocadinho a saudade, que as vezes ela açambarca tudo e é preciso por-lhe um stop!
      beijinhos
      Sofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s