No bake cake for world baking day

Celebro o “World Baking Day” com salame de chocolate. Trouxe a receita da casa da Helena e desde já aconselho o caro leitor a seguir com especial atenção as notas adicionais do autor. Apesar de ser um bolo (será que se pode definir como bolo?) que não entra na prateleira do forno, mas sim na prateleira do frigorífico, pensei que talvez nem coubesse num desafio que nos convida a usar o forno. Num segundo pensamento, relativizei tudo em torno da temperatura. Voltei a vacilar com a receita do salame porque este desafio nos pede para sair da zona de conforto. Assim surgiu mais um obstáculo, porque para mim chocolate é conforto. E depois esta receita é canja. A minha filha fá-la-ia  sozinha, decerto, não fosse o derreter o chocolate. Embrulhada nestes pensamentos, decidi olhar o problema numa outra perspectiva e argumentei comigo mesma que a minha experiência com bolos tão fáceis que até uma criança os faria não é exactamente a melhor. Então, estava decidido. Fiz a receita a dobrar, mas em vez de chocolate de leite, usei chocolate a 70% e bolachas de manteiga a 13% em vez de bolacha maria. Reduzi então a quantidade total de manteiga em 13% usando o olhómetro e acabei por manter a quantidade de manteiga para uma dose nas duas doses.

Imagem

Pus 400 gr. de bolacha num saco, fechei-o e dei-lhe umas belas pancadas secas até as bolachas ficarem em pedacinhos. Derreti 220 gr. de chocolate com 75 gr. de manteiga em banho maria. Entretanto, bati 2 ovos com 120 gr. de açúcar integral. Misturei tudo e dividi em dois “chouriços”, que embrulhei em papel de alumínio. Levei ao frio. Aqui em casa, todos gostaram, da mais pequenina ao maior. Outros prussianos provaram o salame e as reacções foram engraçadas. “Salame? Com chocolate? É doce ou salgado?”, ou “Ah, ah, ah. é duro como um salami de verdade!”. Para finalizar, devo relembrar o caro leitor, caso queira seguir a receita, de não se esquecer que as importantes notas do autor não são de desprezar.

4 thoughts on “No bake cake for world baking day

  1. Olá Sofia, também pensei eu fazer um no bake cake para este dia, mas depois andava tão ansiosa por testar umas ideias que acabei mesmo por ligar o forno!

    O salame de chocolate é a sobremesa que mais me faz lembrar a minha avó 🙂

    • Olá Ondina, não sei qual seria o teu no bake cake, mas o que apresentaste para o WBD no teu blogue está mesmo apetitoso e original. Fiquei com vontade de experimentar! Um beijinho, Sofia

  2. Sofia
    Será que fui a única que não fiz um bolo hoje? E serei também a única criatura que nunca experimentou preparar um salame?! Estou de rastos…
    A fotografia está muito bonita e o salame terá agradado a todos certamente.
    Um beijinho de boa semana.
    Guida

    • Olá Guida,
      Sabes que foi também a primeira vez que fiz salame de chocolate? Obrigada pelo elogio à fotografia. É a primeira vez que isto acontece aqui no blogue e já me fez ganhar o dia! 🙂
      Um beijinho e uma excelente semana!!
      Sofia

Deixe uma Resposta

