“Coisas soltas”

Imagem

A Primavera chegou. Apesar do cachecol ainda se enrolar no pescoço dos mais friorentos, o gelado já anda na mão. Gorros e luvas estão em hibernação até ao próximo Inverno. Fingers crossed!

Na cozinha, reina a normalidade. A minha filha pediu-me batatas fritas e eu acedi, na condição de fazê-las no forno. “Mas batatas fritas são sempre no forno, mãe!”, foi a sua resposta. Disse baixinho “não só mas também” e fui soberanamente ignorada – Felizmente. Para acompanhar, fiz-lhe ketchup, “Quécha”, como é conhecido aqui em casa. Juntei à polpa de tomate, algum açúcar e vinagre e deixei fervilhar. Ainda no reino das batatas, experimentei as perfect baked potatoes da Nigella, mas na minha cozinha, o adjectivo não vingou.

Aos fins de semana, as panquecas estão sempre presentes na mesa do pequeno almoço. É um belo entretém para as duas pequenotas. Enquanto uma princesa parte os ovos e junta o leite, a outra princesinha descobre o mundo encantado da farinha voadora e da massa na bancada. É uma risota sem fim. Só visto e não contado.

Continuando o capítulo da massa voadora, ando na senda “do” bolo mármore. O clássico da Maria de Lurdes Modesto não resultou comigo e, apesar de ser uma receita à prova de crianças, o que saiu do meu forno foi uma arma de arremesso às riscas. Também tentei a infalível receita do bolo de iogurte 1-2-3 com 2/3 de massa de baunilha e 1/3 de chocolate mas, desta experiência, saiu do meu forno um “pãozinho sem sal”.

São estes os apontamentos desta cozinha da Prússia, onde a Primavera, finalmente, floresce em todo o seu esplendor.

6 thoughts on ““Coisas soltas”

  1. Bom, eu faço bolo de mármore desde criança, a receita que a minha mãe já fazia. É um bolo de manteiga que se pode fazer da maneira tradicional (bater a manteiga com o açúcar, juntar os ovos um a um, envolver a farinha), mas costumo fazer tudo junto, com a manteiga derretida, batendo bem com a colher de pau (até a massa fazer bolhas, como ensinou a minha mãe) e sai sempre bem. Aqui vão as quantidades: 250g manteiga (costumo usar margarina); 2 ch. açúcar; 3 ch. farinha; 6 ovos; cacau em pó q.b. (uma ou duas colheres de sopa costuma ser suficiente para 1/3 da massa). Coze em forno aquecido a 180ºC, em forma de buraco. Boa sorte 🙂

Deixe uma Resposta

