Folar da Páscoa

ImagemTalvez o título deste post devesse ser Feliz Páscoa, pois é isso que vos desejo hoje, uma feliz e santa Páscoa. Desde que estou na Prússia que a Páscoa, para mim, adquiriu uma dimensão diferente. Em Portugal, resumia-se a Folar e Praia – sem carne na sexta feira santa e com borrego no domingo de Páscoa. Na Prússia, foi-se o Folar e a Praia, mas chegou um coelho que, imagine-se. é até capaz de pôr ovinhos de chocolate, deixando a melhor galinha poedeira sem pio. E depois, o coelhinho até anda pelos jardins a esconder os seus ovinhos e outros presentes. Muito interessante, depois, a caça ao coelho e aos seus ovos, feita pelas ingénuas crianças.

Mas o folar que a minha Avó todos os anos faz é o meu representante oficial da Páscoa. E como a Páscoa é quando uma Avó quiser, tenho eu a sorte de ter uma Páscoa à medida se viajo a Portugal na Primavera. A receita deste pão pascoal acompanha-me já há varios anos, mas foi este o ano em que decidi pôr as mãos na massa. 

Misturei em 250 mL de leite morno, 12 gr. de fermento de padeiro seco. Fiz um dL de chá de erva doce bem forte. Juntei a 1 Kg de farinha, 2 ovos e 1 dL de azeite. Juntei o leite morno e o chá e 400 gr. de açúcar. Deixei a máquina bater a massa até ficar elástica. Embrulhei a massa num pano e deixei levedar em lugar quentinho, até dobrar de tamanho. Bati mais uma vez a massa, rapidamente, e dividi em 6 bolinhas, que deixei a levedar mais uma vez, durante 2 horas. Depois, pincelei cada bolinha com um ovo batido e levei a forno aquecido a 160 graus por cerca de meia hora. 

Ficaram bons, mas aquém dos originais. 

 

One thought on “Folar da Páscoa

  1. Sofia, a Páscoa é quando e onde um homem quiser. E a tua com esse folar lindo deve ter sido perfeita apesar de longe da familia.
    Um beijinho grande e boa semana

Deixe uma Resposta

