On hot chocolate

Imagem

Escrevo estas três linhas há três dias. Isto tudo por causa da neve. Quero fugir ao assunto do tempo mas desisto, não tenho escapatória. A neve cobre-me as palavras, o pensamento, cobre-me os passos e cobre a minha rua. Enfrento o bicho branco e gelado de frente, atirando-lhe com chocolate, quente, em forma de bolo. 

Imagem

Este é o bolo de chocolate que a Nigella sugere para o dia de S. Valentim, no seu “Feast”.  Ela fá-lo com recheio e cobertura, mas eu fi-lo simples e cortei 50 gr de açúcar. Liguei o forno nos 170 graus, liguei a batedeira na velocidade máxima para bater 3 ovos com 120 gr. de açúcar integral, liguei o bico do fogão para aquecer 150mL de leite com uma colher de sopa de manteiga. E liguei a balança eléctrica para pesar 175 gr. de farinha. Juntei à farinha três colheres de sopa de cacau e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Entretanto, a batedeira eléctrica já tinha produzido uma espuma de ovos e açúcar e eu juntei alternadamente o leite morno com a mistura dos secos. Misturei levemente até obter uma mistura homogénea e levei ao forno durante 20 minutos. A leveza do bolo é surpreendente e surpreendente é também o duplo sentido que adquire esta característica do bolo, pois a quantidade de gorduras e açúcar é bastante reduzida.

E – fugindo assunto – reparou, querido leitor, na quantidade de vezes que eu conjuguei o verbo “ligar” na descrição desta receita? E na frequência da palavra “eléctrica” nas poucas linhas que a compõem? As food for thought, tente, querido leitor, pensar como seria a (sua) vida se os interruptores deixassem de (lhe) trazer luz.  E tenha a simpatia de partilhar com o reino as suas ideias nesta caixa de comentários!

6 thoughts on “On hot chocolate

  1. Não consigo imaginar o frio que está por aí. Eu faço um bolox2,muito parecido mas sabe o que misturo com o cacau? Farinha de alfarroba, conhece? Quando tenho, cubro o bolo com compota de mirtilos.

  2. Os meus filhos têm muitas saudades da neve. Só a temos quando vamos a Trás-os-MOntes no Natal e muitas vezes não a apanhamos lá e temos de ir até à ´Serra da Sanábria em Espanha, que fica a uns 50 km da casa dos meus sogros. Que saudades desse frio de neve. Digo isto porque vivo nos Açores e aqui só há clima temperado todo o ano e muita humidade ( esta dispensáva-se muito bem). Nunca estamos contentes com o que temos.
    Sou chocolate addicted por isso, esta receita seria bem-vinda em qualquer altura do ano.
    Bjs
    Patrícia

    • Ola Patricia,
      A neve é gira e tb gosto de brincar na neve. Mas para o dia a dia é uma chatice. Tal como calor e sol sao muitos bons, mas trabalhar sob 40 graus tb nao tem graça! 😉
      E a humidade demais tb se dispensa. Mas, como nunca estamos contentes, tb eu gostava de ter um bocado mais de humidade aqui! Entao sai um pacotinho de humidade dos Acores p a Prussia e uma caixinha de neve em sentido inverso! 😉
      Beijinhos
      Sofia

  3. Já me ri com a vossa troca de presentes. E que presentes, he,he!
    Bem, Bolo de Chocolate para quem é gulosa até dizer chega, nem precisa de comentários. Gostei das restrições que impuseste à receita da Niggela. Quanto à nossa dependência dos electrodomésticos, já é outra conversa. O meu marido diz muitas vezes que se um dia faltasse a electricidade morreria metade da humanidade. Talvez exagere, mas ia ser bem complicado. Quem vive em prédios altos conseguiria subir sem elevador? E viver sem água na torneira por não haver energia para a bombear? E nós conseguiríamos fazer pão sem a MFP, já que nas padarias os fornos eléctricos não funcionavam? Enfim, mais vale nem pensar nisso e aproveitar enquanto a temos para fazer estes deliciosos Bolos com que nos vais brindando. Obrigada pela partilha e por tudo o resto! Bjs. Bombom

Deixe uma Resposta

