Três anos e a ode ao Outono

Lembro-me bem quando o reino da Prússia fez um ano: um mês antes estava já a magicar o que fazer para comemorar, e houve direito a desafio e tudo. No segundo ano, a celebração foi mais simples. E no terceiro ano… esqueci-me! Procuro a desculpa no mês de Outubro, que tem uma meia dúzia de comemorações cá em casa que começam no início do mês e que se vão estendendo, espraiando, chegando mesmo a tocar Novembro. Assim foi este ano e, no meio de tantas celebrações, houve direito a tantos e mais bolos. Mas para celebrar o terceiro aniversário do Reino da Prússia, escolhi um bolo de maçã que o Nigel Slater sugere no inspirador “Ripe”.

Isto porque, se tivesse eu que atribuir um embaixador ao Outono, entregaria o cargo e responsabilidade à maçã – aqui na Prússia, porque o meu representante português do Outono é outro. Mas foi aqui que provei a melhor maçã do mundo, e compreendi porque é que a serpente a escolheu!

Partilho agora convosco, queridos leitores, nesta celebração tardia, uma fatia deste bolo. Mas confesso; fui leviana e não segui a receita do mestre à letra. Queria, mas senti-me sufocar em colesterol nos 220 gr de manteiga. E depois o que eu queria mesmo era usar num bolo a marmelada de maçã que tinha feito  uns dias antes. E troquei a marmelade pela marmelada. E, mais, a mim, nem às doze badaladas do 31 de Dezembro me apanham com passas na mão! Mas eu deixo a receita original.

Ingredientes: 220gr. (180 gr) de manteiga, 210 gr. de açúcar, 4 ovos, 250 gr. de farinha integral, fermento, canela, 200 gr. de maçã descascada e descaroçada, 100 gr. passas ( que passei),  125 gr. de compota de laranja (marmelada de maçã), raspa de laranja (pus de limão) e açúcar para polvilhar.

Método: Aquecer o forno a 160 graus; barrar com manteiga uma forma circular de 20 cm de diâmetro e polvilhá-la com farinha; bater o açúcar com a manteiga até obter uma mistura leve e fofa; entretanto, bater os ovos levemente e reservar. Misturar a farinha com o fermento e a canela; cortar as maçãs em troços com menos de 1cm. Misturar as maçãs (com as passas), a marmelada e a raspa do limão. Juntar os ovos à mistura de açúcar e manteiga, intercalando com a farinha. Incorporar a fruta na massa e colocar a mistura na forma. Polvilhar com açúcar. Levar ao forno por uma hora e 15 minutos ou até o teste do palito ser positivo. Servi com um iogurte denso de baunilha.

Anúncios

13 thoughts on “Três anos e a ode ao Outono

  1. Parabéns Sofia pelo 3º aniversário do Reino….
    Não és a única com esse tipo de esquecimentos, eu este ano quando me lembrei do aniversário do blog já tinha passado tanto tempo, que achei que já nem fazia sentido referi-lo :))

    Beijocas enormes
    Marta

    • Obrigada Marta!
      Ehehe, comigo quase aconteceu o mesmo! Na verdade, gostaria de publicar mto mais, muitas das vezes, ao cozinhar um prato, visualizo a publicaçao, mas a maior parte das vezes o dia a dia nao me deixa passar dos pensamentos ao post! 😉
      Beijinhos
      Sofia

    • Ola Mafalda,
      Obrigada pelos comentarios tao simpaticos. Nao conhecia o teu blog, mas gostei muito do teu “masterchef”!
      Beijinhos e obrigada pela visita.
      Sofia

  2. Querida Sofia
    Muitos Parabéns para o Reino Da Prússia, pelo seu 3° Aniversário!
    Ser Mamã de 2 crianças, ter de trabalhar diariamente dentro e fora de casa e ainda produzir um blog, dá muito trabalho!
    Que continues a ter paciência e gosto para nos ires dando conta do que “se come, do que se bebe e do que se brinca” aí pelo Reino da Prússia!
    Gostei muito do teu Bolo de Maçã, com todas as alterações que lhe introduziste. Um bolo de maçã é sempre especial!
    Felicidades e beijinhos da bombom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s