Ovos com chouriço

Quando era pequena, a minha mãe costumava fazer ervilhas com ovos escalfados. Confesso que nunca fui fã. Enquanto a minha prima, ao meu lado, enumerava todas as qualidades do prato, eu olhava para as ervilhas e sonhava com esparguete.

Desde há algum tempo que tenho andado a pensar neste prato e em como o poderia reinventar. Hoje deu-se o click decisivo e pus mãos à obra.

Cortei em cubinhos uma cebola e um alho. Pus a fritar em azeite. Entretanto, cortei meio chouriço em fatias  e pu-lo numa frigideira, em lume médio, a fritar na sua própria gordura até ficar crocante. Quando a cebola ficou transparente. juntei feijão verde cortado em troços de cerca de 2 cm. Juntei um pouco de tomate concentrado misturado numa chávena de água.

Enquanto observava o verde vivo do feijão sob a luz do lusco fusco, quis parar o tempo, parar o espaço. Congelar aquele momento na memória (da máquina fotográfica). Não fosse aqui em casa a preparação do jantar um processo que não permite interrupções, a não ser para por uma chucha no seu devido lugar. E não fosse a personalidade da minha máquina, que sempre se nega a mostrar no seu ecrã aquilo que os meus olhos vêem. Tento então mostrá-lo por palavras, para consumir em modo slow, com a convicção de que só imagens especiais valem mil palavras.

Os feijões ficaram prontos e  por cima juntei os ovos, com cuidado. Tapei e esperei cerca de três minutos, de modo a ficarem com a clara cozida e a gema líquida.

Distribui pelos pratos e espalhei o crocante de chouriço por cima dos feijões. A minha filha comeu tudo. Bom, tudo excepto os feijões…

 

11 thoughts on “Ovos com chouriço

  1. Não me negava a esses ovos com feijão verde, mas confesso que adoro ovos com chouriçi e ervilhas, e também gosto da versão com feijão encarnado. São uma espécie de confort food para dias frescos, que por aqui têm sido também muito ventosos.
    Beijocas
    Manuela

  2. É pá… nunca me aventurei a fazer ovos escalfados, em vinagre e água… mas esta receita vou de certo copiar.. já agora, o chouriço era da terra?

    Luís

  3. Olá Sofia
    Ao contrário de ti, adorava as ervilhas com ovos escalfados que a minha mãe me fazia na infância. De tal modo que em muitos dos meus almoços solitários (o meu marido não aprecia) recorro a elas. Nunca consegui que ficassem bem na fotografia. Incapacidades! Mas se espreitares o Pratos e Travessas consegues ver bonitas imagens desse mesmo prato.
    Aproveito para te dizer que os “meus ovos de Páscoa” foram cortesia da minha sogra. Não fui eu que os cozi. Mas segundo ela, coze primeiro a casca da cebola. Retira a casca, deixa arrefecer a água e depois coze os ovos cerca de 7 minutos. Ela também faz uma versão roxa, com o mesmo princípio, cozendo flores de lírio roxo. Vou experimentar😉

  4. Embora seja um dos meus pratos de eleição, como o Ricardo não gosta de ervilhas, tb tive que o reiventar. Com beringela, curgete e tb feijão verde, mas sempre com muito tomate. Foi assim mesmo que veio no meu livro, como tomatada de feijão verde com ovos escalfados. :))
    Bjs

  5. Eu sou das que gosta muito de ovos escalfados com ervilhas, mas não me importo nada de variar trocando pela tua receita que deve ter ficado bem apaladada! Julgava eu que a tua filhota não ia comer o chouriço!!! Afinal não comeu foi o feijão verde. Por que será que os garotos são tão avessos a comer legumes? A minha neta também é assim!…
    Ah, diz à tua amiga que não é muito boa ideia usar as flores do lírio porque são tóxicas. Experimenta cozer os ovos com um pedaço de beterraba. Pelo menos esta é inócua. Bjs. Bombom

Deixe uma Resposta

