Panquecas da felicidade

Gosto de fazer panquecas para os pequenos almoços preguiçosos do fim de semana. Cliché? A afirmação sim, mas as últimas panquecas que fiz, não o são! São deliciosas, com um fio grosso de agave por cima.

Aqui vai a receita:

Juntar 40 g de farinha de trigo,  30 g de farinha de trigo integral, 30 g de flocos de aveia, uma mão cheia de sementes de linhaça, 3 colheres de chá de canela, 2 colheres de chá de farinha de alfarroba e 3 colheres de chá de açúcar baunilhado. Misturar com 120 mL de leite.

Bater tudo com a vara de arames e deixar descansar 15 min. Deitar 1 colher de concha de massa numa frigideira anti aderente bem quente. Diminuir o calor e virar quando começar a fazer bolhas. Agora que escrevo, lembro-me que me esqueci de colocar gordura na massa ou na frigideira. Mas não fez falta. Rende 5 panquecas, apreciadas com um café aromatizado com canela.

11 thoughts on “Panquecas da felicidade

  1. Bem diferentes estas panquecas e muito atrativas.
    Experimentei a receita, dobrei as quantidades e não coloquei os flocos de aveia. A massa ficou com uma consistência muito dura? É mesmo assim? Optei por adicionar mais leite e estão aprovadas!

    • Olá Graça.
      A massa destas panquecas ficou com uma consistência bastante fluída. Talvez seja dos flocos de aveia.
      Fico contente que o resultado final tenha sido aprovado! 🙂
      Beijinhos
      Sofia

    • Graça,
      Decidi verificar as quantidades, e realmente tenho um erro no meu artigo – já corrigido. As quantidades certas são as seguintes: 120 mL de leite para 100 gramas de farinhas. Neste caso: 40 g de farinha de trigo, 30 g de farinha de trigo integral e 30 gr de flocos de aveia.
      Obrigada por ter experimentado a receita e por ter comentado! Caso contrário, não teria descoberto a gralha!
      Sofia

  2. Já cá estou e reparo que temos casas iguais 🙂 a isso chamo bom gosto.
    Panquecas de alfarroba… só de me lembrar do cheiro delas no chão por debaixo das alfarrobeiras… ainda não me conseguiram convencer, quem sabe um dia.

  3. Já está anotada para experimentar proximamente.
    Quando era pequena deliciava-me com as alfarrobas que caiam das alfarrobeiras que ladeavam a estrada, a caminho da Escola. Agora ando curiosa para provar a farinha que encontrei à venda no supermercado.
    Cá em casa somos apreciadores de Panquecas embora eu prefira os Crepes (gulosa).
    Bjs. Bombom

Deixe uma Resposta

