Bolo salgado com cenoura e sua rama

Esta foto aguçou-me o apetite. Não a tinha na lista do supermercado, mas trouxe um belo ramalhete de cenouras para casa, com o intuito de usar a sua rama. A minha mãe costuma fazer pataniscas com a rama, mas desta vez tive vontade de um bolo salgado e fui buscar a receita às three fat ladies. Bati muito bem três ovos com 1 dL de óleo e 100 gr. de iogurte natural. Juntei a rama de cenoura bem picadinha e 4 cenouras raladas à massa. Temperei com sal, pimenta e uma colher de sopa de caril. Acrescentei 180 gr farinha (e uma pitada de fermento) em chuva e envolvi suavemente. E por fim, cortei uma bola de queijo mozarella – porque não tinha feta – em cubinhos e juntei à massa. Em forma de bolo inglês forrada com papel vegetal, coloquei a massa. Levei a forno aquecido a 180 graus durante 50 minutos. Come-se bem quente e frio, mas come-se melhor morno, para sentir o queijo derretido envolvido na massa.

Mas continuei com o ramalhete da cenoura na cabeça e hoje fiz arroz malandro com rama. Fritei arroz de bago redondo em alho e azeite e juntei água numa razão 3:1. A meio da cozedura, juntei a rama da cenoura picada. Muito bom.

Gosto muito do sabor forte da rama da cenoura e, de acordo com o que se lê por essa internet fora, parece que a rama é nutricionalmente mais rica que a cenoura. E ideias para pôr o ramalhete no tacho não me faltam. Talvez da próxima experimente num arroz de feijão.

14 thoughts on “Bolo salgado com cenoura e sua rama

  1. hehe, também tinha visto a foto, curioso não é? Vou ter mesmo de experimentar! É uma exelente sugestão onde nada é desperdiçado!
    Beijinho* bom fim de semana*

  2. Um dia fui ao mercado, ao sábado e vi cenouras com rama, pedi logo um ramalhete delas. Sabes que o sr que mas vendeu cortou logo a rama para deitar no lixo, quando eu lhe disse que queria a rama ficou de boca aberta a olhar para mim. Tem bichos? perguntou ele- porque a rama só serve para dar de comer aos bichos.
    Não tenho bichos é para mim, disse eu, ele nem queria acrdeditar, achou que eu era doida, hehehe
    Um boa ideia o bolo salgado.
    Beijinhos a todos

    • Gisela,
      que estória tão engraçada! Mas acho que a rama começa a ter agora mais procura. A mim isso aconteceu-me aqui com a rama dos nabos! 😉
      beijinhos
      Sofia

  3. Fiquei com tanta vontade de provar essas coisas deliciosas com rama de ceboura! Nunca comi! Do bolo, às pataniscas e ao arroz punha agora o dente em tudo!
    Beijo
    Babette

  4. Já há uns tempos que não te vinha visitar, deve ser do frio!!!
    Gostei muito desta tua sugestão para aproveitar a rama das cenouras. O difícil é encontrá-la! Mas ainda me lembro de quando era pequena (claro, já lá vão mais de 50 anos) de na praça as cenouras trazerem todas um grande molho de rama. E na minha casa também era para dar às galinhas…Isto de gente de cidade, é o que dá: nem sabiam que era bom para fazer sopas. Já depois de bem crescidinha e quando já se compravam as cenouras sem rama e em sacos de plástico, é que vim a aprender o seu valor na nossa alimentação!
    Mas quando for à praça em Castelo Branco, vou ver se encontro, para ver se gosto do sabor. Fiquei com vontade de fazer esse Bolo Salgado que acho que dá muito jeito para variar os jantares frugais destes 2 velhotes cá de casa, he,he! Com uma boa Sopa e uma Fruta, fazem uma refeição completa.
    Obrigada pela tua visita e comentário lá no Meu Estaminé. Bjs. Bombom

  5. Pois eu nunca comi rama de cenoura na vida, aqui cortam-na logo e devem dá-la aos coelhos 🙂 Já fiz esse bolo salgado da Pipoka mas a tua variante parece-me igualmente bem!

  6. eu comprei aos meus amigos cenouras biológicas que vinham com uma rama maravilhosa.E pensei :que pena desperdiçar aqui esta rama tão linda .O meu receio era que não fosse boa para o organismo :mas…agora estou esclarecida.Obrigada

Deixe uma Resposta

