Bolo Rainha

O dia de Reis encerrou as festas. A árvore de Natal despiu-se e saiu, as estrelas, luzes e brilhos apagaram-se e regressaram a uma caixa acomodada num armário escuro e a mesa esvaziou-se de doces. Eu cumpri a minha tradição dos Reis e, no dia seguinte, chamei uma Rainha. Com o bolo rainha, receita adaptada do ingrediente secreto. Comecei por juntar os ingredientes: 250 g de farinha, 50 g  de açúcar, 50 g de manteiga, 7 g de fermento de padeiro, 2 ovos, 2 colheres de sopa de medronho e um gole de leite. Misturei  o leite morno com o fermento numa tacinha. Numa outra taça, misturei os restantes ingredientes excepto o medronho e juntei o fermento com o leite. Deixei a máquina bater a massa durante cerca de 5 minutos. Depois, tapei a massa e deixei descansar durante 3 horas. Entretanto, pus alguns cramberries secos a macerar no medronho e parti uma mão cheia de nozes. Três horas depois: Juntei à massa os cramberries bebidos no medronho, as nozes e mais uma mão cheia de amêndoas. Dispus a massa numa forma de bolo inglês e deixei descansar mais 45 minutos. Dez minutos antes dos 45: liguei o forno a 180 graus. Aos 45, pincelei o bolo com leite e levei ao forno até estar douradinho. Três dias depois: Fiz pãezinhos de passas para a minha filha usando a mesma massa, sem o medronho. E a minha sogra disse-me: Três horas? isso é muito tempo. Liga o forno a 50 graus e retira a massa quando tiver dobrado de volume.

4 thoughts on “Bolo Rainha

  1. Eu também já tenho fintado pães com esse sistema da tua sogra. Aqueço o forno uns 5 minutos e desligo. Depois ponho lá a massa dos pães até dobrarem de volume, o que demora cerca de 25 a 30 minutos. E costumam ficar bem; mas como a massa de Bolo Rei ou Rainha é mais pesada, não sei se resultará tão bem. FELIZ 2012! Bjs. Bombom

  2. A sogra rula muito :p
    Gostei desta receita de bolo-rainha, pois o normal para mim seria colocar passas em vinho do porto e não os cranberries no medronho… a experimentar!!!!

  3. Uma sogra prática 🙂 No meu caso deixo mesmo levedar na máquina porque o meu forno não dá para regular, logo é impossível ligá-lo a 50º.
    Gostei dos cranberries já que não gosto nada de passas.

  4. Cranberries e medronho parece-me uma excelente combinação num bolo rainha.
    Sofia, um feliz 2012 para todos ai no Reino.
    Um beijinho

Deixe uma Resposta

