Bolo Rainha

O dia de Reis encerrou as festas. A árvore de Natal despiu-se e saiu, as estrelas, luzes e brilhos apagaram-se e regressaram a uma caixa acomodada num armário escuro e a mesa esvaziou-se de doces. Eu cumpri a minha tradição dos Reis e, no dia seguinte, chamei uma Rainha. Com o bolo rainha, receita adaptada do ingrediente secreto. Comecei por juntar os ingredientes: 250 g de farinha, 50 g  de açúcar, 50 g de manteiga, 7 g de fermento de padeiro, 2 ovos, 2 colheres de sopa de medronho e um gole de leite. Misturei  o leite morno com o fermento numa tacinha. Numa outra taça, misturei os restantes ingredientes excepto o medronho e juntei o fermento com o leite. Deixei a máquina bater a massa durante cerca de 5 minutos. Depois, tapei a massa e deixei descansar durante 3 horas. Entretanto, pus alguns cramberries secos a macerar no medronho e parti uma mão cheia de nozes. Três horas depois: Juntei à massa os cramberries bebidos no medronho, as nozes e mais uma mão cheia de amêndoas. Dispus a massa numa forma de bolo inglês e deixei descansar mais 45 minutos. Dez minutos antes dos 45: liguei o forno a 180 graus. Aos 45, pincelei o bolo com leite e levei ao forno até estar douradinho. Três dias depois: Fiz pãezinhos de passas para a minha filha usando a mesma massa, sem o medronho. E a minha sogra disse-me: Três horas? isso é muito tempo. Liga o forno a 50 graus e retira a massa quando tiver dobrado de volume.

Anúncios

4 thoughts on “Bolo Rainha

  1. Eu também já tenho fintado pães com esse sistema da tua sogra. Aqueço o forno uns 5 minutos e desligo. Depois ponho lá a massa dos pães até dobrarem de volume, o que demora cerca de 25 a 30 minutos. E costumam ficar bem; mas como a massa de Bolo Rei ou Rainha é mais pesada, não sei se resultará tão bem. FELIZ 2012! Bjs. Bombom

  2. A sogra rula muito :p
    Gostei desta receita de bolo-rainha, pois o normal para mim seria colocar passas em vinho do porto e não os cranberries no medronho… a experimentar!!!!

  3. Uma sogra prática 🙂 No meu caso deixo mesmo levedar na máquina porque o meu forno não dá para regular, logo é impossível ligá-lo a 50º.
    Gostei dos cranberries já que não gosto nada de passas.

  4. Cranberries e medronho parece-me uma excelente combinação num bolo rainha.
    Sofia, um feliz 2012 para todos ai no Reino.
    Um beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s