Sazonal e regional no forno

Pensei em participar no desafio do Menu Verdeque comemora o seu segundo aniversário – com a receita de risotto rosa, mas o queijo de cabra e o risotto destoavam do conceito de sazonal e regional, apesar da beterraba ser de produtor local e da salsa ser da varanda. Então decidi participar com um prato de forno que combina simplesmente dois ingredientes que, não sei porquê, entraram em rota de colisão num qualquer circuito da minha mente. Muitas vezes surge-me do nada a ideia de combinar um ou outro ingrediente e sempre que isto me acontece, dou por mim a perguntar-me o que me levou a tal ideia. Invariavelmente, nestas alturas, penso numa citação de Newton. Disse ele que, se viu mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes. E fico então com a certeza que a blogosfera é o meu gigante de estimação em cujos ombros eu, grão de areia, me sento e observo a paisagem, lá do alto. E de lá vi  abóbora (hokkaido)* e salvia em par*, a abóbora às fatias e a salvia desfolhada, temperadas com sal** e azeite**, no forno durante 20 minutos, ou até as pontinhas da abóbora estarem bem douradas.

* segundo o vendedor do mercado, daqui da terra

** também local, mas de Portugal! 😉

4 thoughts on “Sazonal e regional no forno

  1. Gostei: abóbora e salvia no forno. Tenho abóbora lá em casa à espera de ser utilizada e tenho salvia plantada num dos vasos da minha lavandaria… Ou acabam as duas no forno ou num belo risoto pelas mãos do homem da casa 🙂

  2. Gosto de produtos locais e sazonais. Ainda hoje a minha mãe entrou com um ramalhete de nabos (feios mas, de certeza, saborosos) debaixo do braço e eu fiquei toda contente 🙂 Só tenho pena que a única erva que se dá cá por casa é a daninha ha ha

  3. Sofia, bem haja pela tua participação! Acabei de a incluir na lista!
    A tua sugestão é muito apelativa, costumo fazer um assado assim do género mas com mais legumes! Adorei!
    Beijinho* Boa semana*

  4. Há muito que ando tentada a experimentar Abóbora Assada no Forno e a tua sugestão de lhe acrescentar Salva, parece-me excelente. Tenho sempre muita salva que colho lá no meu quintal da aldeia e seco num sítio escuro para ficar verdinha! Uma receita muito aromática! Obrigada! Bjs. Bombom

Deixe uma Resposta

