Para mim, setembro é…

… praias vazias de turistas, pôr do sol na praia, brisa fresca a amansar os dias ainda quentes do sul, mar quente e ondulado, mergulhos, sal, areia, correrias pela praia… E é uma bela tomatada ao fim do dia. E foi depois de um dia de praia assim que comi a primeira tomatada registada nas minhas memórias de infância. Veio depois Setembro trocar-nos as voltas na praia pela escola que passou a começar no fim do mês, vieram depois os exames da época especial de Setembro, aos quais nunca consegui escapar, e qualquer dia vem a escola da pequenota. Trocou-nos Setembro a praia pelos livros e eu troquei as voltas à tomatada que a minha mãe fez naquele dia.

Comecei por refogar levemente uma cebola picada e cerca de 2 ou 3 tomates bem maduros em lume brando e por cerca de 10/15 min. Parti dois ovos para o tomate a borbulhar, sem os fazer em farrapos como na típica tomatada, mas deixando-os inteiros. Deixei a clara cozinhar, mas não deixei a gema, para nela poder molhar o pão guloso. Depois fui à hort … ah … varanda e trouxe um pé de salsa, outro de hortelã e ainda outro de poejos. Piquei o meu ramo verde para a tomatada e, num silêncio que até poderia ser religioso pela profundidade que atingiu – mas não foi -, limpei o prato e a frigideira neste almoço solitário de um dia de sol prussiano.

Mas fiquei a pensar que, naquele dia de praia, a minha mãe acompanhou a tomatada com batatas fritas, douradas, estaladiças. E, continuando a pensar nelas, hoje fiz um prato de crise com uma bela salada.

7 thoughts on “Para mim, setembro é…

  1. Um texto cheio de recordações e uma comida que adoro, ovos com tomate. Quando se vem parar ao sul aprendemos a comer coisas como esta e não conseguimos passar sem elas. Fiz muito este verão com o belo do tomate 🙂 talvez até já nos tenhamos cruzado nas tostas 🙂

  2. Olá!
    Antes de mais, parabéns pelo pãozinho no forno!
    Para ser honesta, n gosto de ovos, nem de tomatada (parece que na minha família se chama Molhanga), mas fiquei absolutamente encantada com este teu post. Parece que a tomatada com batatas fritas faz parte da infância e dos dias de praia de muitas de nós, dá aqui uma olhadela a este post da minha tia. http://a-casa-da-tia.blogspot.com/search/label/Molhanga

    um beijinho e bom fim-de-semana

  3. Pingback: todos à mesa | No reino da Prússia

Deixe uma Resposta

