Bifes de atum de cebolada

Movidos já tantos meses, aquela tarde de Fevereiro continua a arrancar-me um sorriso. Foi uma tarde de chuva e sol, na Costa Vicentina, que espero que se venha a repetir muitas outras vezes!  Trouxe no coração as caras que ainda não tinha visto, mas cujos corações já tinha vislumbrado  numa perspectiva ou noutra. E trouxe debaixo do braço os “Sabores da cozinha algarvia”, de José da Vila. Devorei o livro naquela noite. A primeira receita que testei foram os bifes de atum de cebolada. Ficaram maravilhosos, muito melhores que a minha receita anterior.

Comecei por temperar 2 bifes de atum grossos (cerca de 400 gr no total) com 2 colheres de vinagre, 3 dentes de alho às lascas, louro, sal e pimenta. Deixei marinar por cerca de 2 horas. Depois, marquei os bifes em azeite bem quente e reservei. Cortei uma cebola em fatias meia-lua e deixei frigir levemente no azeite onde já tinha frigido o atum. Quando ela transpareceu, juntei os bifes  e a marinada e  tapei a frigideira. Deixei cozinhar durante 2 ou 3 minutos. Levei à mesa com batatas cozidas e todos devorámos com prazer estes bifes de atum à algarvia.

Anúncios

8 thoughts on “Bifes de atum de cebolada

  1. Sofia que saudades que me deram ao ler o teu post.. Foi uma bela tarde, espero que se possa repetir em breve. 🙂 beijinhos grandes para vocês

    P.S. – É para quando?

  2. Olá Sofia
    Ía jurar que tinha deixado aqui um comentário….
    Gostei muito dessa tarde, até tivemos direito a desfile e sirenes dos bombeiros :))
    Obrigada por lembrares de uma forma tão gostosa.
    Beijos para todos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s