O peixe da prússia pouco presta para primoroso palato português

Comprar peixe aqui na Prússia é sempre um problema. Quando me aproximo das raras bancas de peixe, lembro-me sempre das lotas do Algarve e só me apetece é fugir dali. Das últimas vezes que comprei peixe, escolhi bacalhau fresco. Da primeira vez comprei filetes, que fiz no forno em cama de legumes, temperado com limão e pimenta e no fim ralei parmesão e levei mais uns minutos ao forno para tostar. Teria ficado muito bom se o peixe não soubesse a re-descongelado… Da segunda vez, comprei meio bacalhau, mas desta vez perguntei se era fresco, se já tinha sido congelado, de onde vinha e quando chegou. As respostas da senhora atrás do balcão deixaram-me uma réstia de esperança. Pensei em fazê-lo simplesmente cozido com legumes e temperado com azeite e limão. Pus o peixe a cozer e comecei a duvidar das afirmações da senhora sobre a frescura do peixe… então decidi fazer duas saladas: uma, com as batatas e cenouras cozidas, a que juntei um pepino, temperei com muitos oregãos, azeite e vinagre. Outra, com o peixe desfeito em lascas, que temperei com muito limão, um alho bem picado, poejos frescos, azeite e pimenta. A primeira salada é uma variação de uma salada muito comum no Algarve (com batatas, tomate, cebola, oregãos, azeite e vinagre), que eu simplesmente adoro, especialmente quando o tempo começa a aquecer. E a salada de peixe ficou deliciosa. A repetir, algures à beira mar. Porque descobri que peixe na prússia é douradinhos.

7 thoughts on “O peixe da prússia pouco presta para primoroso palato português

  1. Um viva para os douradinhos! Por acaso comprei uma embalagem hoje;)! A 1ª nos 2 meses de estadia.
    Eu também me safo muito bem com o atum em lata, mas sinto tanta falta de comer um peixinho à séria, que é coisa para me fazer um bocadinho de confusão. Às vezes apetece-me um bacalhau assado na brasa com batatas a murro, ou um pargo no forno, ou uns bifes de atum, mas aqui nem sequer sabem bem o que é isso!
    Eu ainda não percebi muito bem o que é que esta malta come aqui, porque comida internacional é o que não falta, mas ainda não conheci nenhum restaurante tipicamente prussiano.

    Beijos, querida Sofia!

    • Miss Blanch Cerise,
      E verdade, tambem nao conheco muitos restaurantes prussianos. Mas o melhor que experimentei foi em Harz e foi um prato de veado no forno.
      Beijinhos
      Sofia

  2. Nunca vi banca de peixe como vi no Algarve 🙂 Nem aqui neste Norte o peixe é assim tão lindo, tão fresco, tão saboroso! Douradinhos não como há anos… aqui em casa não se usa mas olha que esse pseudopeixe deve ser bem melhor que muitos peixes que se dizem frescos 🙂

  3. Na sua Prussia não existe o nordsee (http://www.nordsee.com/de/)?
    Eu sei que é muito difícil igualar a frescura do peixe de lotas como as do Algarve ou Matosinhos por exemplo, mas as montras dessa cadeia de lojas tem sempre muito bom aspecto. O problema lá é sobretudo encontrar o preço do peixe não ao quilo mas por 100g, e à conta disso lembro-me da primeira vez que lá comprei tamboril, o ter feito a 4,95€.
    Talvez um local um pouco mais acessível por aqui é o Mitte Meer (http://www.mitte-meer.de/) onde encontro peixe também com muito bom aspecto (mas talvez eu não seja tão exigente quanto a Sofia).
    E como diz o velho ditado popular, quem não tem cão caça com gato. Difícil para mim é ficar muito tempo sem comer peixe.

    • Obrigada pelas dicas! Por acaso nao sabia que o Nordsee vendia peixe fresco! Conhecia-o apenas como pronto a comer de fish and chips. Esse problema dos precos tambem eu tenho, mas ja me habituei a multiplicar por 10 o valor indicado!
      Conheco o mitte-meer, e quando a saudade aperta, e la que vou buscar bacalhau e bolachas de agua e sal. E ai foi onde encontrei o melhor peixe ate agora. Fica-me fora de mao, entao raramente vou la.

Deixe uma Resposta

