O almoço de Natal…

… foi feito com as sobras da noite de consoada. Tinha batatas com alho, tomate cherry assado com azeite e temperado com coentros, tinha carne com molho, muito molho, e tinha a crosta verde. Faltava, mesmo com esta crosta, mais verde. Comecei por suar um zucchini e os floretes de meio bróculo numa frigideira com um pequeno gole de água e só por 5 minutos. Numa forma de barro redonda, fiz uma cama com as fatias de batata e os alhos despidos de sua camisa. Dispus o zucchini, os bróculos e pouco tomate que sobrou por cima das batatas. Depois, foi a carne, cortada em pequenos pedacinhos, para esta cama verde. Reguei agora tudo com o seu consistente molho de legumes e espalhei a crosta verde por cima, qual um crumble verde. Foi ao forno por cerca de 15 minutos a 180 graus, até a crosta dourar e foi para a mesa. E soube tão bem prolongar desta maneira o jantar de consoada para o dia de Natal!

Advertisements

10 thoughts on “O almoço de Natal…

    • Helena,
      Na verdade, antevi o almoço do dia seguinte logo quando estava a preparar o jantar e, confesso, soube-me até melhor! 😉
      Beijinhos
      Sofia

  1. Parece-me muito bem esta receita!…. e ainda por cima aprendi mais uma coisa… é que não fazia a menor ideia o que era zucchini…mas depois de uma rápida pesquisa na net, descobri! :)))
    beijinhos Sofia

    • Marta,
      Nunca sei que nome hei-de escolher, zucchini ou courgette. Então, sendo os dois entrangeirismos, deixo-me ir pelo apetite do momento! 😉
      Beijinhos
      Sofia

  2. Sofia em casa da minha sobra sempre ouvi disser “Nada se desta fora, tudo se transforma” … este ditado familiar cai que nem uma luva neste Almoço de Natal. E que óptima reciclagem …. Só com a descrição senti o sabor. É nisto que eu gosto deste blog a fotografia são as palavras escritas e a nossa mente =)
    Beijinhos e obrigada pelas visitas.
    Carolina e Margarida

  3. Querida Sofia, quando as sobras são recozinhadas assim com tanto gosto e perfeição ganham ainda mais sabor. Fiquei a imaginar o aroma e sabor desse almoço. : )
    Espero que 2011 seja um ano cheio de bons momentos e cozinhados! beijinhos grandes para ti

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s