Chocolate quente para o frio

Como se distingue um prusso de um russo, quando as suas cabeleiras são ambas russas?

Um prusso, aos -4 º C, põe uma carapuça. Um russo não põe carapuça, abanando a cabeleira russa! E esta lusa que vos fala, enfia literalmente duas carapuças. Mas uma delas, enfiei-a ao próprio frio! Isto, fazendo um chocolate quente, adaptado da Laranjinha.

Num pequeno almoço longo de Sábado, sem vontade de café nem chá, decidi fazer chocolate quente e espesso. E decidi não adiar mais o inevitável, fazendo esta receita da Laranjinha que, quando vi, soube que tinha que fazer! Mas adaptei, porque era de manhã e não me apetecia começar o dia com um gole de conhaque e piripiri, mesmo que escondido no chocolate.


Comecei aquecer o 200 mL de leite, aromatizado com açúcar baunilhado, cardamomo, canela e uma pitada de noz moscada. Ao levantar fervura, baixei a temperatura do bico do fogão e juntei 50 gramas de chocolate negro com 85% de cacau, partido em pedacinhos. Mexi até incorporar bem e deixei cozinhar mais um pouco, mexendo sempre. Pus numa chávena, e antevendo um dia enérgico, juntei uma colher de sopa de leite em espuma e um shot de espresso. E ficou delicioso! O meu marido, que rejeitou a ideia de chocolate quente, provou e disse que sabia a Natal.

20 thoughts on “Chocolate quente para o frio

  1. Pois eu hoje tb saí da casa com “carapuça”!
    A temperatura desceu bastante por estas terras lusas!…e ainda por cima do Norte! Acho que à noite mereço este chocolate…
    Um beijo
    Babette

    • Babette,
      com toda a certeza q mereces! ja que parece que o frio chegou a toda a Europa para ficar e nada como um chocolate quente para o mandar passear!
      Beijinhos
      Sofia

  2. Sofia,
    Esta lusa está capaz de enfiar carapuças e implorar por chocolate quente com o frio que faz hoje. Os meus ossos do Sul e a minha cabeleira não-russa fazem toda a diferença e eu confesso-me incapaz de suportar temperaturas só com um dígito (positivo!). Nada que se compare com frio a sério que prussos e russos conhecem como ninguém. Venha de lá essa chávena! 😉

    Bj enorme e um óptimo fim de semana*

    • Suzana, e engracado que eu sentia exactamente o mesmo – apesar de, a Sul, me poder gabar de nunca ter usado um gorro na vida! 😉
      Agora, acho que o frio algarvio de 1 so digito, uma amena brisa de primavera! 🙂
      Beijinhos e boa semana!
      Sofia

  3. Querida Sofia! Aqui não está tão, tão frio….mas acho que está o suficiente para merecer esta chávena fumegante de prazer! Um beijinho 🙂

  4. Hoje também tive que enfiar a carapuça porque isto por cá não está normal 🙂
    Só mesmo as bebidas quentes e energéticas para nos dar um bocado mais de animo!

    • Ameixinha,
      ha uns tempos, um rapaz do Canada disse que para enfrentar os 40 graus negativos (!) da sua terra, bebia cha de menta com vodka! 🙂
      Eu ca prefiro combater o meu frio c um chocolate quente e uma manta! 😉
      Beijinhos
      Sofia

  5. Olá Sofia
    Não vou falar de frio, pois o que sinto deve ser ameno para ti.
    Costumo fazer um semelhante ao da Laranjinha, que nos aquece o corpo e a alma.
    Um beijo e boa semana

    • Ola Helena
      Eu, quando ca cheguei a Prussia, enfrentei um Inverno de 20 graus negativos, e achei muito “engracado” o facto de parecer estar dentro de um congelador! Um amigo disse-me que um dia ainda haveria de sentir saudades deste frio congelante, mas por enquanto tenho e saudades do calor! se bem que este frio tambem queima, tal como o calor.
      Beijinhos e boa semana p ti tb!
      Sofia

  6. Voltei aqui de novo só para dizer que pão de ló com queijo da serra é meeeesmo muito bom!…. Se essa é, no entanto, a versão para > de 18, a versão > de todas as idades é sem dúvida pão-de-ló barrado com manteiga.
    Experimenta as 2 e delicia-te!…
    Obrigada pela visita lá na Festa…de Babette!….

  7. Sofia, Obrigada pelos simpáticos Parabéns que deixas-te no meu blog 😉
    Esse teu chocolate quente deve ter aquecido o corpo e a alma!

    Beijinhos,
    Carlota

  8. Olá Sofia,
    esta receita ficou com um aspecto delicioso, vou guardá-la para um dia mais tarde fazer. Adoro chocolate quente, podia bebê-lo em qualquer altura do dia no Outono ou no Inverno 🙂 Beijinho

  9. Hoje venho tomar um Chocolate Quente aqui , no Reino da Prússia. Venho agradecer a companhia que me tens feito neste (quase) ano e o que tenho aprendido aqui com a tua partilha de saberes culinários e não só.
    Ainda hei-de aprender a fazer Chucrute, aqui! Ou pelo menos saber melhor o que é e como se confecciona… E aquele Risotto ficou-me atravessado: como devia ter ficado saboroso!
    Desejo-te a continuação de Festas Felizes. Que o Novo Ano vos traga muitas coisas boas. Bjs. Bombom

Deixe uma Resposta

