Tertúlia de sabores prussianos

É sempre assim quando tenho convidados. À hora marcada, ainda estou de avental e cabelos no ar e, quando toca a campaínha, não tenho outro remédio que não convidá-los a entrar na cozinha enquanto eu tento acabar tudo o que me tinha proposto fazer e os entretenho com um copo de vinho. Confesso que gosto de cozinhar assim, desde que o nariz dos convidados fique no vinho e não nas minhas panelas! Mas desta vez, tudo foi diferente. Primeiro, porque a minha convidada é virtual e, nestes convívios, o tempo e o espaço não impõem as mesmas restrições e segundo porque quem andou com o nariz nas panelas dos outros, descaradamente, fui eu. Isto tudo porque queria fazer uma refeição tipicamente germânica que relembrasse à minha tão querida convidada, a Moira, que todos nós conhecemos, os seus tempos pelo Sul da Alemanha! E quando se quer uma boa refeição germânica, pede-se a um germânico que a faça. Bom, neste caso, aproveitei a presença da minha Sogra cá em casa para fazer com o meu marido “Spätzle mit Rouladen”.  Spätzle é uma massa típica alemã, cuja tradução à letra, significa pardalinho. Qual a relação, não sei. Mas a verdade é que esta massa, no prato, parece um ninho! Pedi a receita à minha sogra e ela disse: ovos, farinha e água. E quantidades? Então, vês quando tiver uma boa consistência. Bom, esta estória já é velha, então o meu marido, prevenido e metódico, já tinha na sua história, a estória de tentativa e erro até chegar à consistência certa desta massa. Então ele fez assim: juntou 175 g de farinha, 2 ovos, 250 mL de água, sal e um gole de óleo. mexeu com a colher de pau, formando círculos e de cima para baixo. A massa fica com uma consistência muito forte e nada fluída.

Deixou a massa descansar durante 15 minutos. Entretanto, pôs muita água a ferver numa panela. Quando a água borbulhava fortemente pôs sal e óleo e encheu a máquina de pressionar o Spätzle.

Encaixou-a na panela, pressionou a massa para a água borbulhante e repetiu a operação enquanto houve massa.

Tapou bem a panela, pressionando a tampa e deixou cozinhar em lume alto durante 2 ou 3 minutos.  A massa está cozida quando vem ao de cima. Retirou para uma travessa.

Nesta altura já a minha sogra tinha os rolos de carne, ou rouladen, prontos. Que devem começar a preparar-se muito antes do Spaetzle – eu é que comecei a estória pela fim! Então ela fez assim: dispôs numa tábua os bifes finos e compridos. Barrou-os com mostarda em grão e recheou-os com cebola, salsa e bacon picados. Enrolou-os e prendeu-os com fio de cozinha. Marcou-os em azeite quente até dourarem. Retirou e juntou mais salsa, cebola e bacon picados e deixou refogar com cenoura, tomate e vinho tinto (e sal e pimenta). Deixou o molho apurar, reduziu a puré e voltou a juntar os bifes ao molho. Tapou a panela e levou-a ao forno durante uma hora. Levámos o “Spätzle mit Rouladen” à mesa e convidámos a Moira a sentar-se connosco. Moira, espero que tenhas gostado desta refeição, mas a noite ainda agora é uma criança. Depois do jantar, pomos os cachecóis e os gorros, as luvas e o casaco mais quente e acompanhamos o frio até ao Mercado de Natal no centro da cidade, para beber um Glühwein, que não deixa o frio entrar alma a dentro – até porque temos o coração quentinho com tão boa companhia para jantar!

(clique na imagem para os devidos créditos)

21 thoughts on “Tertúlia de sabores prussianos

  1. Nunca provei 🙂 mas devo gostar, o passeio ao mercado de Natal faz as minhas delícias e passando do virtual ao real bebo por aqui um Glühwein, que tenho religiosamente guardo, e elevo o copo à nossa saúde 🙂
    Beijocas e obrigada por teres participado neste aniversário.

  2. Estive aqui rindo sozinha pois já estou famosa entre os meus amigos porque ou fico mudando a hora do jantar – de 7 pras 7.30 por examplo. ou o primeiro que chega tem que fazer sala e receber o proximo enquanto vou tomar banho. Menina, adorei esta receita. sera que o rice cooker funcionará??

    • Valentina
      nunca usei o rice-cooker, por isso nao faco ideia se funciona…
      e muito importante que a agua esteja bem a ferver!
      beijinhos
      Sofia

  3. Adoro Rouladen e costumo fazer muitas vezes aqui em casa 🙂
    Spätzle ainda näo experimentei fazer, normalmente compro fresca no supermercado e fazemos simples com cebola caramelizada e um queijo forte. Mas ando tentada a experimentar!

    Aqui o mercado de Natal começa para a semana, mas mal posso esperar para beber o belo Glühwein e uns crepes com acucar e canela 😀

    Bjs
    Rute

    • Rute,
      Aqui em casa, essa e a receita do dia seguinte! apesar de normalmente nunca sobrar spaetzle! 😉
      Eu tambem adoro os mercados de Natal!
      Beijinhos
      Sofia

  4. Sofia gosto imenso do teu blog, adoro ler os teus textos, até parece que somos personagens das tuas estórias.

    Este prato para mim é novidade, mas gostei bastante de o conhecer
    um beijinho

  5. Eu bem sei o que é essa correria! Mas que delicia de receita! NUnca provei, mas imagino que deva ser muito bom! Melhor ainda seria ir convosco dar um passeio natalicio até ao mercado! Venham daí os gorros e cachecois que eu também vou ao jantar ( ups!……fiz-me de convidada ! 🙂 Um beijinho

  6. Querida Sofia,

    Ando há tanto tempo para fazer esses pardalitos, mas não sei onde arranjar um recipiente para fazê-los… acho que a gasparzinha já fez, tenho de ir ver como é que ela se arranjou. E o rolo de carne, vou experimentar!

    bjs

    PS- também me revi nas tuas palavras… Só que tu dás um copo de vinho aos convivas, eu obrigo os meus a ajudarem-me a finalizar os preparativos da festa! 😉

  7. Pingback: Lá fora, o Natal vestiu branco… « No reino da Prússia

Deixe uma Resposta

