Risotto al nero di… di… de quê?

Quando estivémos em Veneza há uns anos atrás, no tempo em que as calças de ganga ainda me serviam, comemos um risotto com tinta de choco supremo, divinal. Em Portugal, delicio-me com os chocos grelhados com tinta, temperados com alho e é com grande prazer que deixo a tinta negra do choco promiscuir os meus dedos, boca, lábios, língua e dentes. Na verdade, até ver e provar o risotto nero, nunca tinha pensado noutras maneiras de consumir a tinta daquele animal marinho a não ser à bela moda portuguesa. E fiquei a pensar que bom que seria encontrar por aqui os chocos com tinta, apesar de não ter depositado grande esperança no assunto. Até ao dia em que descobri que a tinta se vende separada e embalada! Então o risotto al nero di seppia entrou na minha “top 10 to cook list”.

Hoje ao almoço tive vontade de risotto, então fui ver o que tinha no armário e que podia combinar com o arroz arbóreo. O leitor que atentou na imagem não se deixou levar pela minha conversa inicial e já percebeu que o que eu tirei do armário não foi tinta de choco separada e embalada. E até pode ter reparado nas pequenas bolinhas negras que compõem o risotto e que são, nada menos, lentilhas beluga. Comecei por lavar 125gr de risotto e uma mão cheia de lentilhas negras. Reservei. Cortei uma cebola e dois dentes de alho e fritei levemente em azeite. Juntei o arroz e as lentilhas ao azeite e pensei em risotto al nero di sepia quando vi o negro das belugas contaminar o arroz. Entretanto, noutra panela já fervia água com um talo de bróculos cortado às fatias para o caldo de legumes. Envolvi bem o arroz no azeite e juntei uma colher de concha do caldo fervente, mexendo sempre. Repeti o processo durante 15 minutos, que era o tempo indicado na embalagem do arroz. Provei e ainda estava duro. Depois fiz algo de haveria de fazer desmaiar de desespero o chef de cozinha mais resistente, juntei um copo de água fria, embrulhei com panos e jornal e deixei acabar de cozinhar no seu próprio calor. O leitor experiente na cozinha já deve estar a arrancar cabelos com tantas derrapagens que só podem ser perdoadas pela tamanha ingenuidade desta cozinheira (no fogão e noutros sítios da vida). Lavar risotto como se fosse outro arroz???? Juntar água fria como a outro arroz???? A verdade é que nunca vi estes dois processos numa receita de risotto, mas a outra verdade é que este risotto al nero di beluga foi aprovado pelos ingénuos paladares desta cozinheira e sua filha, que não se convenceu com os bróculos e cenouras cozidas que acompanhariam o risotto, e que dizia “rôxxzz, maix, mamã.”

4 thoughts on “Risotto al nero di… di… de quê?

  1. Primeiro venho agradecer a passagem e o comentário que deixaste no meu blog. Depois dizer que, realmente quem não souber diz mesmo que é feito com tinta de choco. Nunca vi dessas lentilhas mas parece-me muito bem 🙂

    • Ameixinha, obrigada pelo teu comentario! 🙂
      Olha que este arroz ficou muito bom! Tambem costumo usar estas lentilhas quando faco quiche de espinafres e tambem e aprovado pelo resto da familia!
      bjs
      Sofia

  2. Sofia,

    Qual de nós nunca cometeu pecados de fazer desmaiar qualquer chef de cozinha? Mas o milagre da culinária é isso mesmo: no final até resulta, mesmo com tropeços.

    beijocas

  3. Pipoka, eu confesso que ate me da um certo prazer imaginar o chef, no alto do seu chapeu de cozinheiro, deixar-se desmaiar no chao, ou nos bracos de um ajudante de cozinha, perante os meus atentados a boa cozinha! eh, eh! mas vai funcionando, vai alimentando a familia e, importante tambem, da um grande prazer imaginar como fazer, fazer e depois contar! 🙂
    bjs

Deixe uma Resposta

