Filetes de solha, migas de espinafre e puré de cenoura

Durante um dos dias em que a minha sogra cá esteve, perguntou o que queria para jantar. Eu disse “peixe” e ela disse, “então cozinha tu algo português”, e eu pensei: “mmm, algo português, não sendo bacalhau seco, são migas”. Então disse-lhe que ia fazer uma especialidade portuguesa para acompanhar os filetes de solha que ela trouxe da rua. Comecei por temperar os filetes com sumo de limão, pimenta e sementes de coentros. Entretanto, levei um gole de azeite ao lume e deixei frigir levemente uma cebola com um alho (picados) e uma folha de louro. Quando amoleceram, retirei deixando o azeite e juntei uma carcaça seca cortada aos cubinhos. Deixei que o pão absorvesse o azeite e comecei a juntar água a ferver, à qual adicionei caldo de legumes em pó. Juntei batatas e espinafre que a minha filha não comeu ao almoço e mexi até ganhar consistência. Entretanto, cozi  cenouras e acrescentei rabanete para conferir o seu trago peculiar.  Fiz em puré. Agora dediquei-me a tratar do bicho dos oceanos. Passei por farinha, fritei e pus no prato, com uma colher de migas e outra colher de puré cor de laranja. E a minha sogra, ao degustar esta “especialidade portuguesa”,  disse: “mmm, wunderbar!…”

Deixe uma Resposta

