Bolo de Maçã

A minha sogra está de visita esta semana. Para lhe dar as boas vindas, resolvi fazer um bolo de maçã. Para ter a certeza de que nada ia falhar, segui à letra a receita do bolo de maçã da minha avó. Juntei 10 colheres de sopa de açúcar a 4 ovos e bati. Juntei alternadamente 10 colheres de farinha com fermento e 8 colheres de leite e mexi com a colher de pau. Untei e enfarinhei uma forma redonda, onde deitei a massa. Cortei três maçãs às fatias e dispus por cima da massa. Levei ao forno aquecido a 150 graus até o palito sair seco. Desenformei numa travessa e pus na bancada. Quando cheguei a casa, perguntei-lhe se tinha provado o bolo. Ainda não, mas é para já, e comemos todos uma fatia deste bolo que teve a aprovação da sogra, do marido, da filha e minha, claro. Depois perguntei-lhe por receitas de bolo de ruibarbo. “É fácil”, replicou, “fazes a mesma massa deste bolo mas sem claras, dispões o ruibarbo cozido e, por cima, as claras batidas em castelo. ou entao fazes um kaesekuechen com ruibarbo.”

Anúncios

4 thoughts on “Bolo de Maçã

  1. Receitas de bolo de maçã nunca são demais, por isso vou guardar esta também 🙂
    Há uns anos atrás passei 3 meses na cidade do Konstanz no sul da Alemanha, junto ao Bodensee, por lá comi o melhor Bolo de Ameixa que alguma vez me passou pelo goto, já agora e se não for pedir demais pergunta lá à sogrinha se ela sabe fazer o bolo de ameixa.
    Que saudades tenho dos fins de tarde de verão à beira do lago com uma fatia daquele bolo acompanhado por umas natas ácidas.
    Beijos

  2. Moira, escolheste um belo spot alemao. Eu nao conheco Kontanz nem Bodensee, mas dizem que e mesmo bonito! 😉
    Entao eu vou perguntar a sogra pelo bolo de ameixa. Ela trata todos os ingredientes por “tu”, nao precisa de medidas para nada e do forno dela so saem obras de arte, por isso, qdo eu lhe peco uma receita e pergunto: quanto de farinha? ela diz-me: nao sei, poe ate teres uma boa massa! 😉
    Mas eu vou pedir-lhe a receita e, se conseguir, tentar convence-la a faze-lo enquanto esta ca! 😉

    beijinhos, bom fim de semana!

  3. Realmente quando escolhi o local para onde queria ir estudar tinha 3 hipoteses e escolhi-as a dedo hehehe
    Em primeiro estava Konstanz, em segundo Rotemburg e por último Freiburg.
    Nessa época eu achava que não gostava de cidades grandes por isso não inclui Munique, mais tarde tive oportunidade de passar por lá e fiquei apaixonada.
    Se tiveres oportunidades faz umas férias e passa por lá, é muito bonito, mas eu sou suspeita pois adoro toda a zona dos Alpes.
    Quanto ao bolinho a tua sogra é igual à minha hehehe acreditas que até hoje ainda não consegui fazer um arroz doce de jeito e a minha sogra fá-lo na perfeição, mas não consegue dar-me uma receita precisa porque é tudo a olho.
    Beijinho e resto de bom fim de semana

  4. Moira,
    Freiburg tambem e uma cidade que vale a pena, tanto a cidade como a natureza envolvente sao bonitas.
    Por acaso Bodensee esta na lista de sitios onde queremos passar ferias, mas quando viajamos por aqui, acabamos sempre por ir para o mar baltico, pois a minha “alma lusitana” precisa de sentir “o ar do mar” de vez em quando!
    boa semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s