Bolo de Maçã

A minha sogra está de visita esta semana. Para lhe dar as boas vindas, resolvi fazer um bolo de maçã. Para ter a certeza de que nada ia falhar, segui à letra a receita do bolo de maçã da minha avó. Juntei 10 colheres de sopa de açúcar a 4 ovos e bati. Juntei alternadamente 10 colheres de farinha com fermento e 8 colheres de leite e mexi com a colher de pau. Untei e enfarinhei uma forma redonda, onde deitei a massa. Cortei três maçãs às fatias e dispus por cima da massa. Levei ao forno aquecido a 150 graus até o palito sair seco. Desenformei numa travessa e pus na bancada. Quando cheguei a casa, perguntei-lhe se tinha provado o bolo. Ainda não, mas é para já, e comemos todos uma fatia deste bolo que teve a aprovação da sogra, do marido, da filha e minha, claro. Depois perguntei-lhe por receitas de bolo de ruibarbo. “É fácil”, replicou, “fazes a mesma massa deste bolo mas sem claras, dispões o ruibarbo cozido e, por cima, as claras batidas em castelo. ou entao fazes um kaesekuechen com ruibarbo.”

4 thoughts on “Bolo de Maçã

  1. Receitas de bolo de maçã nunca são demais, por isso vou guardar esta também 🙂
    Há uns anos atrás passei 3 meses na cidade do Konstanz no sul da Alemanha, junto ao Bodensee, por lá comi o melhor Bolo de Ameixa que alguma vez me passou pelo goto, já agora e se não for pedir demais pergunta lá à sogrinha se ela sabe fazer o bolo de ameixa.
    Que saudades tenho dos fins de tarde de verão à beira do lago com uma fatia daquele bolo acompanhado por umas natas ácidas.
    Beijos

  2. Moira, escolheste um belo spot alemao. Eu nao conheco Kontanz nem Bodensee, mas dizem que e mesmo bonito! 😉
    Entao eu vou perguntar a sogra pelo bolo de ameixa. Ela trata todos os ingredientes por “tu”, nao precisa de medidas para nada e do forno dela so saem obras de arte, por isso, qdo eu lhe peco uma receita e pergunto: quanto de farinha? ela diz-me: nao sei, poe ate teres uma boa massa! 😉
    Mas eu vou pedir-lhe a receita e, se conseguir, tentar convence-la a faze-lo enquanto esta ca! 😉

    beijinhos, bom fim de semana!

  3. Realmente quando escolhi o local para onde queria ir estudar tinha 3 hipoteses e escolhi-as a dedo hehehe
    Em primeiro estava Konstanz, em segundo Rotemburg e por último Freiburg.
    Nessa época eu achava que não gostava de cidades grandes por isso não inclui Munique, mais tarde tive oportunidade de passar por lá e fiquei apaixonada.
    Se tiveres oportunidades faz umas férias e passa por lá, é muito bonito, mas eu sou suspeita pois adoro toda a zona dos Alpes.
    Quanto ao bolinho a tua sogra é igual à minha hehehe acreditas que até hoje ainda não consegui fazer um arroz doce de jeito e a minha sogra fá-lo na perfeição, mas não consegue dar-me uma receita precisa porque é tudo a olho.
    Beijinho e resto de bom fim de semana

  4. Moira,
    Freiburg tambem e uma cidade que vale a pena, tanto a cidade como a natureza envolvente sao bonitas.
    Por acaso Bodensee esta na lista de sitios onde queremos passar ferias, mas quando viajamos por aqui, acabamos sempre por ir para o mar baltico, pois a minha “alma lusitana” precisa de sentir “o ar do mar” de vez em quando!
    boa semana!

Deixe uma Resposta

