truta no forno com puré de legumes e arroz de limão

Ontem o meu marido fez truta salmonada para o jantar. Temperou-a com alho, alecrim, sal e pimenta, embrulhou-a em papel de alumínio e pô-la no forno. Inicialmente, pensei em fazê-la  no forno e com os mesmos temperos, mas simplesmente com batatas e cenouras também no forno. Mas o meu marido disse que queria peixe cozido com arroz. Eu confesso que não me senti inspirada e que a visão de tal receita transportou-me para o mundo do terror na cozinha. Depois de 2 segundos de meditação, disse-lhe que se ele se sentisse inspirado para fazer algo especial, então a cozinha, o avental e o barrete de chef eram seus. Ele assentiu, mas na hora da verdade, disse que afinal ia fazer no forno. Eu suspirei, levemente aliviada, e disse rapidamente: então eu faço o acompanhamento! A verdade é que a estória do arroz fez-me lembrar um post que tinha lido no Figo Lampo já há algum tempo sobre um Arroz de Limão que me seduziu. Só com a receita em memória, comecei por aquecer um gole de azeite num tacho. Cortei três dentes de alhos às fatias, juntei algumas sementes de coentros e deixei-os saltitar no azeite. Juntei a raspa de um limão, mexi, e juntei um copo de arroz basmati. Pus dois copos de água a ferver e dei umas voltas ao arroz com a colher de pau. Quando a água ferveu, juntei-a ao arroz , juntei uns raminhos de tomilho do nosso jardim (ou melhor, do nosso vaso na varanda) e duas fatias do limão. Temperei com flôr de sal de Olhão e pimenta moída na altura. Afinal a receita saiu um pouco diferente da original, mas ficou um arroz mesmo bom. Para além do arroz, fiz um puré de legumes para fugir ao tradicional puré de batata e para trazer um pouco de cor ao prato. Porque a cromoterapia também se senta à mesa. Cozinhei batata, alho francês, alho e cebola, juntei um bocadinho de beterraba pela questão da cor, reduzi a puré e temperei com natas de soja, sal e pimenta. Ficou mesmo bom, este prato. Fá-lo-ia novamente sem alterar uma vírgula.

4 thoughts on “truta no forno com puré de legumes e arroz de limão

  1. Fuer die Forelle fehlt in der Beschreibung eine wichtige Zutat: Butter. Ich habe ein paar Butterstreifen in die Forelle, sowie unter die Haut gesteckt. Dann ist es auch wichtig, dass die Forelle komplett in Alufolie eingewickelt wird, damit sie in Ihrem eigenen Saft mit der Butter kocht.

  2. afinal, tenho que alterar algumas virgulas! obrigada pela correccao, jordi! 🙂 Afinal poe-se nozinhos de manteiga na truta, tal como por baixo da sua pele.

  3. Hola Sofia !!
    Estava procurando uma receita de truta quando me deparei com seu blog.
    queria te dar uma dica de como se pode tambem fazer arroz ,acho que vc iria gostar muito.. bom primeiro coloque dois goles de olio na panela,cortes dois dentes de alho em pedaços bem pequenos,junte o alho no olio e deixe dourar,junte o arroz mecha bem por 3 minutos (nao pare de mecger se nao queima) coloque o sal e logo depois coloque agua, quente de preferencia,( cubra o arroz com a agua um pouco mais a cima do arroz) quando verfer baixe o fogo a um fogo bem lento,tampe a panela,deixe o arroz consumir com toda a agua,,quando ver que o arroz esta sequinho prove e ve se está cozido,se nao coloque um pouquinho mais de agua,bem pouco,se nao vira papa,espere mais 5 minutos e ja pode tirar do fogo e servir,,,é um estilo diferente de fazer arroz,sou de Minas Gerais, Brasil,e la se faz assim.espero que goste,,um beijo.

    Alessandra Meints.

Deixe uma Resposta

