Frango a Paneleiro

No final da estadia da minha sogra em nossa casa, fizemos frango a paneleiro para o jantar de despedida. A minha sogra trouxe o frango, eu trouxe o vinho, Terras do Po, e o meu marido trouxe um bonito ramo de flores. Na cozinha, eu dei a receita e o meu marido pos maos a obra. Na sala, a avo cantava a cover germanica da cantiga dos patinhos, que a neta dancava alegremente, tentando por o rabinho para o ar.

Este frango nao e feito na panela, como o nome sugere (o nome talvez seja uma referencia a um ou outro pormenor do metodo de confeccao, mas isto ja sao os meus devaneios, que ficam ja aqui – este blog e um blog serio). E feito no forno, e simples e muito saboroso. E esta foi a estoria que eu contei ao meu marido: barrar um frango inteiro com azeite, sal e oregaos; rechear as entranhas do frango com um limao cortado em quartos (ou inteiro e picado com um garfo), 1 alho fatiado e meia folha de louro; numa das extremidades do frango, puxar a pele e colocar entre a pele e a carne mais fatias de alho e louro. Levar a forno lento por meia hora num tabuleiro  com azeite. Entretanto, descascar batatas, cenouras e cebolas, cortar aos cubos (todos do mesmo tamanho), juntar dentes de alho inteiros, temperar com sal, pimenta e a sua erva preferida e juntar ao tabuleiro onde ja se vislumbra um certo bronze na pele do frango, que agora convem virar. Contar mais meia horita ou 20 minutos e esta pronto para ir a mesa! Acompanhamos com uma salada verde e com o Terras do Po, que e mesmo um belo vinho. Todos nos deliciamos.

No dia seguinte, fiz uma sopa com os restos do frango. Pus na panela de pressao o frango com ossos e pele, uma cenoura, uma cebola e alho frances cortados grosseiramente, um ramo de salsa inteiro, sal e pimenta. Deixei cozinhar meia hora sob pressao. A carne foi descarnada e voltou a panela, a pele e os ossos tiveram o seu destino final no balde do lixo. Triturei tudo e servi com coentros frescos. Ficou boa, sem mais comentarios.

Deixe uma Resposta

