Tortilha à Portuguesa

A beleza branca e solitária que por aqui reina afinal não é assim tão solitária e esconde na sua sombra uma face negra. Bom, na verdade é a mesma face que qualquer inverno esconde: constipações e companhia. Apanhou-nos aos três quase em simultâneo. Eu fui a última vítima e ainda carrego o Sr. vírus comigo. Quando foi a vez da minha filha, revezámo-nos entre manhãs e tardes para tomar conta da pequerrucha. Na manhã que me coube a mim, fiz tortilha para o almoço, versão adaptada da tortilha espanhola.Na minha versão, não frito as batatas. Cortei batatas em cruz e depois em fatias fininhas e duas cebolas âs luas. Pus na frigideira com azeite e um pouco de caldo de legumes, tapei e deixei o lume no mínimo por 15 minutos. Entretanto, bati 6 ovos com salsa picada, sal e pimenta. Quando as batatas ficaram suficientemente frias para não cozer os ovos, juntei todos os ingredientes, voltei a mexer e pus na frigideira onde as batatas tinham cozinhado. Deixei cozinhar em lume brando durante cerca de dez minutos e quando adivinhei uma face dourada do outro lado da tortilha, tapei a frigideira com um prato grande. Com uma mão no prato e a outra no cabo da frigideira, imprimi um movimento de 180 graus de rotação à frigideira e fiquei com uma tortilha de uma face dourada no prato. Passei a tortilha do prato para a frigideira, desta vez com rotação zero, para dourar a outra face e esperei mais 5 ou 10 minutos em lume brando. Ficou uma bela tortilha e terei ainda ficado melhor se estivesse acompanhada por uma salada. Mas ficou assim, singela.

Deixe uma Resposta

