Desejos

Às vezes, desejo inexplicável e implacavelmente algo de comer, tal mulher grávida. Mas para mim, estes desejos são independentes desta condição. Quando estava grávida da minha filha, também tinha este tipo de desejos, por sardinhas assadas, o que pelo Reino da Prússia não é nada fácil de encontrar. Mesmo assim, comprámos um grelhador a carvão e andávamos à pesca de sardinha pelos supermercados, praças, mercados e com pouco sucesso. As cotas de pesca de sardinha por terra bárbaras são rígidas. Encontrámos por duas vezes, mas a experiência foi a não repetir e guardei os apetites para as estadias em Portugal e o grelhador para os famosos barbecues de verão alemães, com salsichas e iguarias assim.

Mas de vez em quando, há um desejo que me bate forte e que não vem com a condição de grávida, e quando este desejo chega, não há nada a fazer senão correr para o fogão e por as mãos na massa. Especificamente, no esparguete. É ele que às vezes me deixa à beira do colapso se não o ingerir. Assim, simplesmente, cozido, com umas pedrinhas de sal e um gole de azeite. O meu fiel amigo não vem da Noruega, mas sim de Itália e é o esparguete. Que me acompanha na saúde e na doença, pois quando fico taciturna com alguma maleita, nada como um belo prato de esparguete com sal, azeite e oregãos para alegrar esta alma. Hoje fui atacada sem aviso prévio por este desejo louco. Urgia comer esparguete e rapidamente pus água a ferver e deixei o meu amigo enrolar-se nas suas borbulhas enquanto picava um ramito de salsa. Ele cozeu, ela evaporou, ele foi para o prato e ela para o ralo. Juntei uma colher de pasta de azeitona, uma colher de pesto de basilico e pinhão, a salsa, mexi, devorei. E depois deste acto, já saciada, relaxada, satisfeita e deliciada, pensei que poderia ter tirado uma foto, pois ficou um prato bonito. Mas já era tarde demais.

Deixe uma Resposta

