Bifes de atum à algarvia

O manto branco estéril, hibernante continua a dominar a paisagem. Cada passo tem uma inércia adicional, que torna o caminhar pesado e lento. As crianças não andam, mas escorregam em slides para a neve, e os seus gritos e risos rasgam a mansidão branca. A minha filha ainda parece um pouco céptica em relação à neve e limita-se a observar e a rir a bandeiras despregadas quando eu e o meu marido nos bombardeamos mutuamente com bolas de neve.

Para cortar a monotonia da cor, e trazer um pouco de calor à mesa, fiz bifes de atum à algarvia. No supermercado, ao olharmos para os bifes de atum, cruzámos um olhar que dizia tudo. O meu marido disse-me: se quiseres pede tu, pois eu tenho problemas de consciência em comprar um peixe em vias de extinção.” O argumento pesado fez-me vacilar e ter-me-ia feito desistir se não tivesse visto que a origem do atum era do Pacifico. Fiz directamente uma associação com o bacalhau, que pensei não estar em extinção no oceano do outro lado do mundo. Mas fazer este tipo de associações infundadas é perigoso e, afinal, uma pesquisa na internet, indica está em extinção em todo o lado. Por isso, caro leitor (ou talvez até “caros leitores”): tenha a natureza em consideração e não faça esta receita com atum!

Comecei por marinar os bifes de atum em vinho branco e dois dentes de alho fatiados. Enquanto as  batatas peladas e em quartos coziam, pus simultaneamente na frigideira cebola em quartos de lua, alho, uma lata pequena de tomate pelado, louro e uma malagueta. Quando ferveu, juntei os bifes de atum com a marinada, marquei dez minutos no ovo e quando este tocou desliguei os 2 bicos do fogão e levei à mesa onde nos esperava já uma garrafa de tinto Tapada de Coelheiros. Foi de comer, repetir e limpar o prato, mas não repetir a receita para não limpar o atum da profundidade do oceano.

Deixe uma Resposta

