ha neve no meu jardim

O dia hoje brindou-nos com flocos branquinhos de neve que pousaram levemente sobre os nossos ombros e cabelos com um toque suave, silencioso. Os dias de neve enchem o dia de luz, uma luz branca, silenciosa que nos abraca e nos convida a embarcar neste tapete branco magico. No poderoso silencio branco, as pessoas nao andam, mas pairam. Os passos nao encontram som reflectido, qualquer que seja o sapato, as vozes perdem-se no frio de luz branca, mae de todas as cores, frequencias de luz, tonalidades. Ao fim do dia, quando a neve vai e a ausencia de cor se instala, e preciso um prato quente, aconchegante e reconfortante. E rapido. E colorido. Decompus no prisma a luz branca que a neve me imprimiu e pus na panela o branco original do alho, cebola e kohlrabi (que traduzindo a letra seria a couve do rabi, mas nao me parece que em Portugal designemos assim qualquer vegetal; numa linha basica e tosca, para mim e uma mistura de batata e nabo – e para os mais curiosos, uma rapida visita a wikipedia diz-me que a especie deste bicho e Brassica oleracea),  continuando, o vermelho de um pimento, o verde e o branco de uma courgete com casca e do alho frances, o laranja de uma cenoura e o amarelo de uma batata. Numa panela, onde ja frigia o oleo de Linum e oleo de Brassica napus. Deixei o dourado marcar levemente os legumes, juntei agua a ferver e deixei a panela de pressao em paz durante 5 minutos. Findos os quais, voltei, descompressionei a panela, nao lhe fosse saltar a tampa, e fui buscar a varinha magica para transformar tudo em papa. Tostei umas sementes de girassol e de Linum e juntei-as a sopa com uma colher de pasta de azeitona. Preta. Foi a mesa, juntei sal e pimenta, comi e lambi a colher. Deixo hoje uma foto, mas nao quero que os meus dois leitores (um dos quais eu sei que e real; o outro, talvez tambem o seja, bom, para mim e real, apesar das estatisticas serem claras e dizerem que e a propabilidade do meu leitor numero 2 pertencer ao eixo imaginario e bastante elevada) se habituem a tal luxo. So porque hoje e sabado (bom, se calhar nesta parte do mundo ja e domingo).

Deixe uma Resposta

