sauce bolognese? nao! sauce berlinese

Mais uma vez, ha uns dias, eu e o meu marido estivemos em brainstorming para decidir o que fazer para o jantar. Eu queria esparguete e ele queria wiersing eintopf (sera que e assim que se escreve??), que e um estufado de couve e salsicha. Como e no meio que se encontra a virtude, ele disse: “ja sei! fazemos esparguete, nao com sauce bolognose, mas sim com sauce berlinese!”, e continuou a tentar aliciar-me, acrescentando: “E se fores tu a fazer ate podes por no teu blog!”. Mas para mim, tendo um chef em casa, ha zonas na cozinha que sao no go area, e essas zonas sao exactamente a cozinha tradicional prussiana, barbara ou, como recentemente se tem designado, a cozinha alema. Ha coisas com as quais nao me meto. Por exemplo este estufado de couve, ou o spaetzle, tradicional do sul, ou ainda os plaetzchen, os bolinhos tradicionais do natal. Podia continuar aqui a divagar sobre onde nao me meto, simplesmente porque o meu chef o faz a rocar a perfeicao, por isso, porque estragar esta harmonia? Bom, mas continuando, disse-lhe entao que tudo o que vem da cozinha prussiana e a sua private property. La foi o meu marido, entao, fermoso e seguro no seu avental, fazer o tal esparguete. O leitor astuto ja percebeu que, sendo esparguete com molho a berlinense, so ha um ingrediente que pode ser rei. Pois e, a salsicha. Mas infelizmente e tudo o que sei dizer sobre esta iguaria, que estava mesmo boa! Deixo entao aqui o desafio ao meu amavel chef-leitor que queira ter a simpatia de partilhar esta receita com o outro leitor deste espaco.

2 thoughts on “sauce bolognese? nao! sauce berlinese

  1. Pingback: Um classico « No reino da Prussia

Deixe uma Resposta

