Na sombra da alfarrobeira

Finalmente consegui convencer o meu marido a fazer arroz de feijao para o jantar. Ja ha algum tempo que andava com apetite. Do arroz de feijao e de reavivar as memorias que o arroz de feijao me tras. Deixa saudades dos  tempos em que, criancas, passavamos os veroes com os meus avos. Quando saiamos para a amendoa ou alfarroba, ia no farnel o arroz de feijao que a minha avo tinha cozinhado na vespera.  Almocavamos a sombra de uma arvore e tinhamos como sobremesa melancia fresquinha. Depois da sesta, continuava a jorna que para nos, os mais pequenos, era uma euforia, correria e excitacao. Chegavamos a casa com o lusco fusco e com a euforia do dia ainda no corpo. As vezes o arroz de feijao era tambem arjamolho, ou arroz de frango, ou cozinha de batatas, mas e o arroz de feijao que me transporta para estas memorias que deixam saudades dos tempos de infancia.

Comecei por cozer o feijao demolhado na panela de pressao. Depois de 2 apitos, desliguei e deixei a pressao baixar por si, enquanto fritava uma cebola, alho e meio pimento vermelho em azeite com meia folha de louro (sem o veio). Quando a cebola transpareceu, juntei o arroz (usei risotto), que mexi duas ou tres vezes e ao qual comecei a adicionar o caldo onde o feijao cozeu. Juntei tambei uma malagueta e continei a juntar o caldo conforme o arroz o bebia. Juntei salsa picada, mexi, e no fim juntei um copo de agua fria (para o arroz nao empapar). O meu marido perguntou o que e o que o arroz ia acompanhar. Eu disse q o arroz nao era companhia para ninguem, que se comia assim, so. Mas ele nao foi na conversa e fizemos douradinhos. No dia seguinte, acompanhamos o resto do arroz com uma omelete mesmo boa que o meu marido fez e recheou com parmesao ralado e ervas provencais. Mais sobre ela nao digo, porque nao conheco os detalhes. Ca em casa, quando um esta no fogao, o outro tira o avental.

Deixe uma Resposta

