“hamus bil teheni”

Hoje nao foi nada facil decidir o menu para o jantar. Estavamos ambos indecisos. O meu marido queria grao, que ele ja tinha posto ontem de molho e que eu cozi esta manha. Eu tinha vontade apenas de um petisco leve. Ele falou em fazer grao com espinafre e eu disse-lhe que com o espinafre queria fazer uma lasanha ou uma abobora hokkaido recheada com espinafre e queijo feta. Ele disse que entao queria salsicha com “bratkartoffeln” e ovo estrelado, o que me fez ter uma overdose de colestrol em pensamento! De repente olhamos um para o outro, como quem le o pensamento alheio e nem foi preciso dizer: hummus, hmmm!

Ele fez a salada verde com beterraba e rabano e eu fiz o hummus. Fui ao pantagruel ver uma receita e la estava, a espuma de grao. Depois de ler, resolvi nao seguir, mas adaptar  uma receita de salada de grao que fazia quando estava a estudar. Consisita simplesmente em misturar muito bem grao cozido com alho picado, salsa, sumo de limao e azeite. E sal e pimenta, claro.  Esta salada costumava quebrar as longas noites de estudo que eu e a minha amiga J faziamos. Ou costumava repor-nos as calorias depois de outras noites, tambem longas, mas de danca, cerveja e convivio.

Entao para o hummus, utilizei os mesmos ingredientes que para a salada de grao, mas da seguinte forma: juntei aos graos cozidos os dentes de alho e azeite. Triturei com a varinha magica. Piquei a salsa, juntei o sumo de limao, misturei tudo, provei, o meu marido provou e a minha filha tambem, juntei mais sal e pimenta, mais sumo de limao e foi para a mesa. Durante o jantar o meu marido disse: e se fizessemos bolinhas e fritassemos? Bela ideia. Amanha!…

2 thoughts on ““hamus bil teheni”

  1. Pingback: adenda a “hamus bil teheni” « No reino da Prússia

  2. Pingback: A primavera vem duas vezes | No reino da Prússia

Deixe uma Resposta

