The fun theory no Cais do Sodre

A epoca em que vivi em Lisboa e pendulava entre a casa e o trabalho no metro e comboio nao foi exactamente o momento aureo da minha vida. Marcava passo simplesmente e sentia falta de qualquer coisa que nao sabia descrever. Mas ao chegar ao Cais do Sodre, na passagem da zona dos comboios para a zona do metro, tinha um “momento de libertacao” ao ouvir o espectaculo de percurssao que ai acontecia sempre que eu por la passava. Os artistas deste espectaculo eramos todos nos que, atarefados a marcar passo no circulo que descreviamos todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos, a marcar passo por cima dos nossos proprios passos, num circulo espacial e numa espiral temporal. Uns marcavam passo com stilletos de fina ponta metalica, outros marcavam com tacos de madeira, outros ainda com saltos altos, baixos, medios e com as alpercatas desabotoadas de borracha, com as chanatas da praia ou com a bengala, todos marcavamos passo, cada um emitia a partir dos seus sapatos uma certa frequencia, cada um imprimia o seu ritmo, e todos emitiamos num largo espectro de frequencias de sons desencontrados e arritmados. As paredes de betao e os tectos a alcancar o ceu reflectiam umas frequencias e absorviam outras e tudo isto gerava um belo espectaculo de percurssao. Um dia contei a um amigo esta estoria e ele perguntou-me se eu nao estaria com problemas por andar a ouvir os saltos altos das senhoras na estacao do metro. Sentei-me, reflecti e nao encontrei nada que se parecesse, entao continuei a marcar passo, passei a descrever outros circulos. Agora nao marco passos, mas marco pedaladas e os meus circulos mais sao rabiscos nao equidistantes de um centro que  existe mas nao e espacial e num momento da minha vida a que posso chamar Aureo.

Deixe uma Resposta

