Quem não tem cão, caça com gato

“Migas, migas, minhas amigas!”, dizia a minha avo paterna, sempre que cozinhava este prato, que para mim e um manjar dos deuses. Como ela fazia, nao sei exactamente.
Ontem tinha um papo-seco, ja seco, em casa e resolvi dar-lhe o melhor destino possivel: migas. Verifiquei os ingredientes: nao tinha alho, nem coentros, os dois pilares na confeccao deste prato. Nao tinha alhos, mas tinha cebolas; faltavam os coentros mas havia oregaos. Deitei maos a obra e segui uma receita base de migas que se pode ler no pantagruel. Fritei 1 cebola em azeite, juntei meia folha de louro, pimentao doce e 1 malagueta. Quando a cebola ficou transparente, reservei, deitei mais um gole de azeite na frigideira e juntei o pao, cortado aos cubinhos. Deixei fritar muito levemente e juntei um gole de agua. Voltei a juntar mais agua assim que esta reduziu, num processo sequencial. Ao todo, cerca de meio litro. Entretanto, pus uns douradinhos no forno que haveriam de acompanhar as migas. No fim, temperei com sal e os tais oregaos. Achei que tinha piripiri a mais, mas limpei o prato. O meu marido, inicialmente ceptico em relacao a migas sem alho, juntou sal e repetiu.

2 thoughts on “Quem não tem cão, caça com gato

  1. Adoro migas! Mas, tenho sempre o problema oposto quando vou a um “Alentejano”. “Pode, por favor, não colocar alho nem coentros ?”. Com ar com vontade de me abafar, logo ali, por estrangular um prato tipico tirando dois ingredientes fundamentais, gentilmente cedem às minhas exigências, só porque o “cliente tem sempre razão”. Lamento mas, adoro mesmo migas e esta tua sugestão é uma iguaria para as minhas pupilas gostativas!. Excelente!

    • para mim, a filosofia das migas e mesmo aproveitar os restos. Portanto, pode ser com qualquer erva aromatica. Ou melhor, com qualquer coisa! Mesmo com couve ou com espinafre! Ja experimentei com legumes variados (cenoura ralada, broculos…) e tambem fica bom.

Deixe uma Resposta

