kartoffelsuppe ou sopa de santa teresinha?

Tenho um certo fascinio pela cozinha pobre, rica em cores e sabores. Assim sao os meus pratos favoritos da cozinha tradicional portuguesa, que se confeccionam com ingredientes basicos, como a batata ou o pao, e onde predominam os sabores frescos das ervas, como os coentros, em contraste com o alho. Nao o caso desta sopa. Esta foi uma adaptacao de uma receita alentejana, a sopa de santa teresinha, que a minha amiga Angela me deu.
Os ingredientes: 2 batatas, 1 cebola, salsa picada e um ovo.
Cortei as cebolas, as batatas em cruz e depois as fatias (a minha mae disse-me que cortar os legumes em cruz e uma antiga tradicao portuguesa e, apesar de ter raizes religiosas, sempre que corto legumes lembro-me disto e acabo por cortar desta forma) e pus numa panela com agua. Temperei com sal, pimenta e caldo de legumes. Deitei um gole de azeite. Quando as batatas cozeram, desliguei o bico do fogao, juntei a salsa picada e o ovo, que mexi rapidamente e rapidamente se transformou em farrapos. O meu marido ainda juntou sal, e no dia seguinte perguntou-me se eu podia fazer outra vez a kartoffelsuppe com ovo.

Deixe uma Resposta

